A Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA-USP) realizou um levantamento entre outubro de 2018 e setembro de 2019 mostrando que as empresas associadas à Abrafarma registraram um aumento de 10,1% nas vendas, atingindo o faturamento de R$ 51,88 bilhões.
O CEO da entidade, Sergio Mena Barreto, fala sobre o crescimento: “As redes intensificaram o investimento em gestão, modernização dos estabelecimentos, abertura de 391 lojas no período e os serviços de orientação clínica”.
Destaque para crescimento de MIPs
De acordo com a IQVIA, as redes associadas estão presentes em mais de 795 municípios brasileiros, cobrindo cerca de 90% da população. “Outro fator é a presença nas pequenas e médias cidades com população entre 50 mil a 300 mil habitantes. Além do acesso aos remédios, a capilaridade amplia a oferta de saúde para diversas localidades”, conta Mena Barreto.
Entre outubro de 2018 e setembro de 2019, os MIPs avançaram 19%, resultando em um faturamento superior a R$ 663 bilhões, o equivalente a 13% das vendas totais dos associados.
O CEO explica que a população está mais proativa em relação ao autocuidado. “Cerca de 60% dos pacientes recorrem a esses medicamentos com orientação farmacêutica para gerenciar os sintomas do dia a dia”.
Recuperação com produtos HPC
Já os artigos de higiene pessoal, cosméticos, perfumaria e conveniência chegaram a R$ 16,70 bilhões em vendas e 2,63 bilhões de unidades de produtos, representando 11% a mais do que no ano anterior. “A recuperação desse segmento indica uma retomada do consumo pela classe média, que estava estagnado nos últimos anos por causa do cenário de recessão”, explica o CEO da Abrafarma.