[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]
Neste mês de maio, é celebrado o Dia Mundial da Hipertensão (17). Segundo o aplicativo de vendas Farmácias APP, no primeiro trimestre do ano, os medicamentos que combatem a enfermidade cresceram 8,68% em faturamento quando comparados com o mesmo período de 2021.
Popularmente conhecida como pressão alta, a hipertensão arterial silenciosa é muito comum na população brasileira. No ranking dos medicamentos mais vendidos para tratar a doença, os anti-hipertensivos ocuparam o nono lugar nos primeiros três meses do ano, representando 7,52% do top 10. O mês de março teve o maior índice de vendas, com faturamento de 7,49%.
“O crescente número de casos de sobrepeso, rotinas de trabalho exaustivas, excesso de estresse e ansiedade e má qualidade do sono são aspectos intimamente relacionados ao aumento da pressão arterial e desenvolvimento da doença hipertensiva”, explica o cardiologista Carlos Portela.
São Paulo foi a cidade líder em vendas, representando 23,6% do faturamento da categoria. Em seguida, aparecem Rio de Janeiro (11,4%), Minas Gerais (10,7%), Paraná (7,1%), Rio Grande do Sul (6,5%) e Bahia (5,3%).
O levantamento mostra ainda que Aradois, Losartana N.Q., Losartana EMS, Losartana MD7, Diovan HCT, Diovan Amplo Fix, Diovan, Losartana ACH, Losartana TTB e Enalapril TTB foram, respectivamente, os medicamentos mais vendidos no mês de março.
Veja também: E-commerce na Região Sudeste tem alta de 9,03% em vendas online em 2022