Ícone do site Revista da Farmácia

Canal farma cresce 9,04% em unidades no mês de setembro, aposta estudo da IQVIA

IQIVIA publica resultado do canal farma em setembro

Foto: iStock

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

A IQVIA divulgou recentemente um estudo que mostra a performance do mercado farmacêutico brasileiro durante os 12 meses móveis terminados em setembro deste ano. A empresa é responsável por auditar o setor.

Performance unidades

Considerando o período citado, foram comercializadas 5.307.990 unidades na comparação com o mesmo período do ano anterior. Esse número é equivalente a um crescimento de 9,04% em relação aos 4.868.140 anteriores.

Em uma análise mais detalhada, a IQVIA revelou os resultados de cada categoria de produto. A chamada Ético, por exemplo, alcançou um total de 3.173.560 unidades vendidas, o equivalente a um aumento de 5,30% em relação ao período anterior (3.013.970).

A categoria Popular atingiu a marca de 2.134.430 unidades, 15,11% a mais do que no mesmo período de 2021 (1.854.170). Em seguida, aparece a categoria Marca, que chegou a 2.593.310 produtos vendidos, 10,34% a mais do que os 2.350.220 do ano anterior.

Os itens de Referência totalizaram 8440.140 produtos, 6,26% a mais do que os 794.410 anteriores. Por fim, a categoria Genéricos teve um crescimento de 8,53%, saindo da marca de 1.723.510 unidades para 1.870.540.

 Ranking corporações

No estudo também é apresentado o ranking das 100 corporações que tiveram o melhor desempenho durante o MAT Setembro 2022. A lista foi baseada no número de unidades vendidas e o crescimento obtido na comparação com o período imediatamente anterior.

Confira a lista das 15 primeiras colocadas:

1 – Hypera Pharma: 681.900 unidades (+14,96%)

2 – NC Farma: 645.088 unidades (+3,95%)

3 – Cimed: 382.095 unidades (+3,17%)

4 – Sanofi: 334.603 unidades (2,88%)

5 – Eurofarma: 272.180 unidades (+7,39%)

6 – Teuto: 223.829 unidades (+19,16%)

7 – Aché: 222.906 unidades (+12,02%)

8 – União Química: 192.475 unidades (+11,42%)

9 – Novartis: 126.624 unidades (-3,59%)

10 – Geolab: 126.564 unidades (+22,28%)

11 – Merck: 123.710 unidades (+9,05%)

12 – Natulab: 109.377 unidades (+55,81%)

13 – Prati Donaduzzi: 93.560 unidades (+4,35%)

14 – Biolab: 84.651 unidades (+13,30%)

15 – Lupin: 67.794 unidades (+11,59%)

Ranking produtos

O estudo revela ainda quais foram os 100 produtos mais comercializados durante o último ano terminado em setembro. Veja abaixo quais ficaram nas 15 primeiras colocações.

1 – Glifage XR (MCK): 91.502 unidades (+14,69%)

2 – Neosoro (N.Q): 79.337 unidades (+16,21%)

3 – Losartan (N.Q): 55.570 unidades (+13,71%)

4 – Maxalgina (NAU): 49.083 unidades (+92,77%)

5 – Cimegripe (CMS): 43.844 unidades (+28,94%)

6 – Cit Sildenafila (N.Q): 32.532 unidades (+19,51%)

7 – Dipirona (N.Q): 32.217 unidades (+25,53%)

8 – Losartan (TTB): 30.842 unidades (+51,20%)

9 – Puran T4 (S.A): 30.665 unidades (+3,92)

10 – Sorimax (FXC): 29.512 unidades (+98,53%)

11 – Torsilax (N.Q): 28.785 unidades (+5,91%)

12 – Losartan (E3S): 24.387 unidades (+4,32%)

13 – Salonpas (HSM): 24.273 unidades (+3,23%)

14 – Loratamed (CMS): 23.779 unidades (+17,89%)

15 – Dorflex (S.A): 23.501 unidades (-3,70%)

Veja também: Varejo farmacêutico cresce 7,75% em setembro, segundo Close-up

Sair da versão mobile