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Responsável por auditar o mercado farmacêutico, a Close-Up International divulgou um estudo sobre o impacto de ruptura e o gap de positivação em mercados de alto giro nas farmácias. O período analisado foi entre agosto e setembro de 2022.
Mercado geral
Na análise do mercado do Brasil, 59,4% dos produtos não sofreram ruptura nos dois meses analisados, enquanto 23,8% estão causando ruptura nos pontos de venda (PDVs) – isso significa que estão em falta. Além disso, existe um percentual de 16,7% de produtos que estão no gap de positivação, ou seja, quando a farmácia compra produtos diretamente da indústria ou de um distribuidor para revendê-los.
A Close-up prevê, para os próximos meses, R$ 4,4 bi de oportunidades, levando em consideração que haja uma conversão de 50% da ruptura.
Análise de categorias
Foram reveladas algumas categorias de produtos que podem vir a ser investimentos para as farmácias. Confira abaixo.
CATEGORIA | SEM RUPTURA | GAP DE POSITIVAÇÃO | RUPTURA PDV | TAMANHO DA OPORTUNIDADE |
Formulações pediátricas | 68,7% | 11,8% | 19,4% | R$ 642 MM |
Dermocosméticos | 48% | 25,8% | 26,2% | R$ 974 MM |
Fraldas | 55,3% | 20,1% | 24,6% | R$ 1.04 BI |
Antibióticos | 59,3% | 14,5% | 26,2% | R$ 270 MM |
Analgésicos | 68,7% | 10,7% | 20,5% | R$ 730 MM |
Antigripais | 67,9% | 11,9% | 20,2% | R$ 202 MM |
Expectorantes | 60,9% | 11,8% | 27,3% | R$ 408 MM |
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