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Eficiência comercial: Close-up revela principais desafios e oportunidades

Close-up faz análise de gap de positivação e ruptura nas farmácias

Foto: freepik

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Responsável por auditar o mercado farmacêutico, a Close-Up International divulgou um estudo sobre o impacto de ruptura e o gap de positivação em mercados de alto giro nas farmácias. O período analisado foi entre agosto e setembro de 2022.

Mercado geral

Na análise do mercado do Brasil, 59,4% dos produtos não sofreram ruptura nos dois meses analisados, enquanto 23,8% estão causando ruptura nos pontos de venda (PDVs) – isso significa que estão em falta. Além disso, existe um percentual de 16,7% de produtos que estão no gap de positivação, ou seja, quando a farmácia compra produtos diretamente da indústria ou de um distribuidor para revendê-los.

A Close-up prevê, para os próximos meses, R$ 4,4 bi de oportunidades, levando em consideração que haja uma conversão de 50% da ruptura.

Análise de categorias

Foram reveladas algumas categorias de produtos que podem vir a ser investimentos para as farmácias. Confira abaixo.

CATEGORIA

SEM RUPTURA

GAP DE POSITIVAÇÃO

RUPTURA PDV

TAMANHO DA OPORTUNIDADE

Formulações pediátricas

68,7%

11,8%

19,4%

R$ 642 MM

Dermocosméticos

48%

25,8%

26,2%

R$ 974 MM

Fraldas

55,3%

20,1%

24,6%

R$ 1.04 BI

Antibióticos

59,3%

14,5%

26,2%

R$ 270 MM

Analgésicos

68,7%

10,7%

20,5%

R$ 730 MM

Antigripais

67,9%

11,9%

20,2%

R$ 202 MM

Expectorantes

60,9%

11,8%

27,3%

R$ 408 MM

 

Veja também: IQVIA divulga panorama do mercado farma

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