[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]
O Natal do ano passado teve vendas 15,3% maiores no setor de drogarias e farmácias do que em 2021. O aumento nas vendas pode ter sido influenciado pelas vendas da Black Friday e pela Copa do Mundo, que aconteceram no mês anterior. O dado faz parte do Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA), produzido e divulgado pela Cielo.
Foram analisados dados das vendas do varejo físico e online entre os dias 19 e 25 de dezembro. Em relação a 2021, o varejo total teve vendas 18,4% maiores no online e 10% no ambiente físico.
Na avaliação de Vitor Levi, superintendente de dados e inovação da Cielo, o fato de o Natal ter caído no domingo colaborou com os resultados: “O consumidor teve a semana completa, incluindo o sábado, dia de vendas fortes, para poder realizar suas compras. Os segmentos dos presenteáveis tiveram grande destaque, como cosméticos e livrarias”.
Em 2021, as vendas do varejo no Natal cresceram 11,1% em relação ao mesmo período de 2020. Na época, o aumento foi impulsionado pelo varejo online, com 38,6% de aumento, enquanto nas lojas físicas houve crescimento de 8,8%, informou a Cielo.
Foram apurados dados junto a 1,3 milhão de varejistas do País credenciados pela Cielo e distribuídos por 18 setores.
Veja também: Venda de genéricos cresce mais de 9% e biossimilares avançam 21,55% nos últimos 12 meses