Revista da Farmácia

Konduto lança raio X sobre vendas online no setor farmacêutico

Foto: freepik

A Konduto, empresa de antifraude para pagamentos online, divulgou um relatório com dados e análises do setor farmacêutico em parceria com a Maeztra, consultoria que desenvolve, implanta e gerencia soluções em vendas online. No material, intitulado “1º Diagnóstico do varejo online de Farma”, foram compiladas informações sobre o segmento e números inéditos sobre fraudes realizadas nesse mercado.

Nos últimos dois anos, o setor foi um dos que mais cresceu tanto no ambiente físico quanto no online. Com o aumento das vendas, as ações dos criminosos virtuais se intensificaram durante esse período. Em 2020, cerca de 1,37% das compras realizadas nos e-commerces de farmácia foram tentativas de golpe. Do total do faturamento do setor, 2,05% correspondem a fraudes.

“Os hábitos de consumo sofreram diversas mudanças com a pandemia de Covid-19. O que percebemos é que isso também causou alterações no comportamento dos fraudadores. Nosso objetivo ao desenvolver o relatório era mostrar como está o cenário do setor farmacêutico, principalmente o varejo online, e entender um pouco mais sobre essa situação”, comenta Tom Canabarro, CEO e fundador da Konduto.

Um dado interessante presente no estudo diz respeito ao sistema operacional utilizado pelos criminosos. Aproximadamente 76% das tentativas de golpe ocorreram nos navegadores Chrome e Chrome Mobile, sendo a maioria delas entre 12h e 18h. Em relação às investidas online por estado, São Paulo ocupa o primeiro lugar (42,9%), seguido por Minas Gerais (12,49%) e Rio de Janeiro (9,98%). Confira:

Foto: Konduto

Veja também: Delivery e e-commerce crescem graças à transformação digital

Sair da versão mobile