Ícone do site Revista da Farmácia

Mais de 1,8 bilhão de caixas de genéricos são vendidas no Brasil nos últimos 12 meses

Genéricos e biossimilares crescem em vendas em 2022

Foto: freepik

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

As vendas de medicamentos genéricos e de biossimilares seguem em alta no Brasil. Um levantamento da PróGenéricos, com base em dados do IQVIA, mostra que, entre dezembro de 2021 e novembro de 2022, mais de 1,8 bilhão de caixas de genéricos foram comercializadas no Brasil. O número representa um aumento de 8,92% em relação ao período anterior.

Genéricos

Atualmente, os genéricos têm participação em 35,25% do mercado total de medicamentos em unidades. Eles geraram economia de R$ 238,1 bilhões para a população brasileira desde que começaram a ser comercializados no País. Atualmente, são 97 laboratórios comercializando esse tipo de medicamento em território nacional.

Os genéricos respondem por 73,37% do mercado de medicamentos usados para hipertensão, 78,54% para colesterol, 71,72% para ansiedade e 64,46% para depressão.

Telma Salles, presidente executiva da PróGenéricos, comenta que esse tipo de medicamento é o sinônimo de acesso a tratamento pela população brasileira: “A venda de genéricos cresce constantemente pela qualidade, segurança e preço desses medicamentos. O índice de confiabilidade dos genéricos pelos consumidores é superior a 86%. Os médicos também aprovam, já que dos 20 remédios mais prescritos no Brasil, 15 são genéricos”.

Biossimilares

Já dos biossimilares foram vendidas 1,4 milhão de unidades no período, o equivalente a um aumento de 24,03%. Atualmente, 15 laboratórios comercializam medicamentos biossimilares no Brasil, usados para tratar mais de 50 patologias.

“Os medicamentos biossimilares revolucionaram o tratamento e a prevenção de muitas doenças incapacitantes e potencialmente fatais em áreas como endocrinologia, oncologia, imunologia, oftalmologia e dermatologia, entre outras”, afirma Telma.

A Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos e Biossimilares (PróGenéricos) representa 16 empresas farmacêuticas que, juntas, respondem por aproximadamente 90% do mercado de genéricos e 50% do mercado de biossimilares no Brasil.

Veja também: Compra de medicamentos cardiovasculares cai e mortes por doenças do coração crescem

Sair da versão mobile