Ícone do site Revista da Farmácia

Medicamentos ficarão 10,89% mais caros em 1º de abril

Medicamentos ficarãp 10,89% mais caros a partir de 1º de abril de 2022

Foto: iStock

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

Foi publicada no portal da Anvisa, na última segunda-feira (28), a Nota Técnica SEI nº 12424/2022/ME, que dispõe sobre o valor do Fator de Preços Relativos Entre Setores (Fator Y), integrante da fórmula do reajuste de preços de medicamentos. O Fator Y foi definido em 0,355%.

Em 12 de janeiro, a Secretaria Executiva da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) já havia divulgado a definição dos valores do Fator de Produtividade (Fator X) e do Fator de Preços Relativos Intrassetor (Fator Z) – ambos 0%.

Dentro de um modelo de teto de preços, o valor do índice do ajuste anual é resultado da fórmula VPP = IPCA-X+Y+Z. Ou seja, na prática, no reajuste de 2022 não haverá o desconto do Fator X no valor do IPCA acumulado entre março de 2021 e fevereiro de 2022, nem a incidência do Fator Z. Com isso, o reajuste será linear em 10,89%.

A Resolução do reajuste anual deve ser publicada no Diário Oficial da União (DOU) até o dia 31 de março e, posteriormente, a Secretaria Executiva da CMED irá disponibilizar o Sistema de Acompanhamento de Mercado de Medicamentos (SAMMED) para a implementação dos reajustes até o dia 10 de abril.

Veja também: Grandes redes de farmácias têm maior crescimento desde 2011

Sair da versão mobile