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Mercado farma pode fechar março com média de 618 mil unidades vendidas

IQVIA prevê crescimentos nas farmácias

Foto: iStock

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Como faz mensalmente, a IQVIA publicou um estudo com informações sobre a performance do varejo farmacêutico no mês de março de 2022. Os números foram estimados com base nos resultados dos primeiros 15 dias do mês, portanto podem variar quando houver o fechamento dos 31 dias.

Dados gerais

A expectativa é de que a média de unidades comercializadas em farmácias durante o terceiro mês do ano fique na casa dos 618 mil, o que representaria um aumento de 10% em relação ao mês de fevereiro. Contudo, a empresa fornece também as projeções mínima e máxima: 572 mil e 664 mil, respectivamente. Nesses casos, o crescimento em relação ao mês anterior seria equivalente a 2% e 18%.

Divisão por categorias

Na análise por categorias, a projeção é que todas tenham um aumento em relação ao segundo mês do ano. A Farma, por exemplo, deve chegar a 9,3% a mais em vendas, o que representa uma movimentação de R$ 7.815.909. A Ético Farma tem possibilidades de crescer 8,7%, o equivalente a R$ 5.346.123.

Já a Popular Farma deve aumentar 10,9%, R$ 2.469.786. Por fim, a categoria de Consumo deve crescer 11,5%, movimentando R$ 6.484.614.

Análise das subcategorias

A IQVIA divide os produtos comercializados em farmácias em duas grandes categorias: Produtos Farmacêuticos (Marca, Genérico, Referência) e Produtos de Consumo (Cuidados Pessoais, MIPs, Cuidados ao Paciente, Nutrição).

Produtos Farmacêuticos

A previsão é de que a subcategoria dos produtos de Marca cresça 9,7% em março, totalizando 203.920.263 unidades vendidas e R$ 3.781.965.809. A de Genéricos deve aumentar em 7,7%, o equivalente a 151.790.993 unidades e R$ 1.166.793.781. Já a de Referência tem chances de ampliar em 11,6%, o que corresponde a 69.895.545 produtos e R$ 2.847.149.779.

Produtos de Consumo

Os itens de Cuidados Pessoais devem ter um aumento de 13,5%, chegando a 133.591.641 unidades comercializadas e R$ 2.250.228.317. Já os MIPs têm a chance de crescer 9,4% na comparação com fevereiro, totalizando 131.407.971 produtos vendidos e R$ 2.690.366.397.

A subcategoria de Cuidados ao Paciente deve encerrar março com um crescimento de 9,6%, o equivalente a 51.045.423 itens e R$ 973.388.304. Por fim, os produtos de Nutrição devem aumentar 14,1%, totalizando 41.016.187 unidades e R$ 568.309.932.

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