O Brasil é o país com o maior número de pessoas com transtorno de ansiedade e o quinto em casos de depressão, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). A epharma, pensando nisso, concede programas de benefícios para a compra de medicamentos para saúde mental. Entre outubro de 2019 e setembro de 2021, os pacientes que fazem parte do programa tiveram uma economia de R$ 31,5 milhões.
Nesses dois anos, foram vendidas 1,3 milhões de unidades de fármacos para uma base de consumidores de 295 clientes corporativos. Os dados foram avaliados a partir das transações comerciais realizadas em mais de 30 mil farmácias parceiras da companhia.
“Em meio aos tempos difíceis de isolamento por que passamos, principalmente devido a pandemia, entendemos a real necessidade de investir em programas que beneficiam a população, em especial no que diz respeito à saúde mental, uma questão tão delicada e que atinge tantos brasileiros”, pontua Eduardo Mangione, CEO da epharma. Ele explica que a empresa vem possibilitando o acesso à saúde para a população por meio de parcerias com a indústria farmacêutica.
Durante a pandemia de Covid-19, houve um aumento dos distúrbios mentais. Um estudo publicado na revista científica The Lancet mostra que houve 53 milhões de novos casos de depressão e 76 milhões de ansiedade só em 2020. No Brasil, de acordo com pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) feita com 1.996 pessoas, 80% da população brasileira tornou-se mais ansiosa.
Veja também: Mais de R$ 647 milhões foram economizados em medicamentos para diabetes nos últimos dois anos