A Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), cujas associadas concentram 42% das vendas de medicamentos no País, publicou um levantamento sobre o desempenho das empresas nos quesitos vendas, número de lojas, faturamento médio por loja e tíquete médio por cliente, em 2018.
A Raia Drogasil conquistou, pelo oitavo ano consecutivo, o topo dos grupos farmacêuticos com o maior faturamento no varejo. As redes Drogaria Pacheco e São Paulo ocupam a segunda colocação, seguidas pela Farmácia Pague Menos. Em quarto lugar, aparece a rede Farmácias São João e, em quinto, a Panvel.
Em relação aos pontos de venda e faturamento médio por loja, as classificações foram idênticas ao faturamento, sendo os quatro primeiros lugares ocupados pelas redes já citadas.
Em contrapartida, no quesito tíquete médio por cliente, nenhuma das redes aparece no topo do ranking. O primeiro lugar fica com a Drogaria Venancio, sendo seguida pela Raia Drogasil, Panvel e Pague Menos.
As 25 redes associadas à Abrafarma foram avaliadas ao longo do ano de 2018. Ao todo, possuíam 7.400 lojas em todos os estados brasileiros mais o Distrito Federal, e realizaram mais de 900 milhões de atendimentos.
Abaixo, você tem acesso a todos os resultados:
Faturamento /Grupos (Somatório de vendas 12 meses/até 31 de dezembro de 2018)
Número de lojas /Grupos (Número de PVDs em 31 de dezembro de 2018)
Clientes atendidos /Grupos (Faturamento médio por loja)
Faturamento por cliente /Grupos (Tíquete médio por cliente)
Faturamento (Somatório de vendas 12 meses/até 31 de dezembro de 2018)
Número de lojas (Quantidade de PVDs em 31 de dezembro de 2018)
Clientes atendidos (Faturamento médio por loja)
Faturamento por cliente (Tíquete médio por cliente)