Ícone do site Revista da Farmácia

TST decide que horas extras devem entrar no cálculo de benefícios

TST decide que horas extras devem entrar no cálculo de benefícios do trabalhador

Foto: Divulgação, Stock

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) estabeleceu que as horas extras feitas pelo trabalhador também devem entrar no cálculo de benefícios, como férias, 13º salário, aviso prévio e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A nova regra começou a valer no último dia 20 de março após a decisão dos ministros. Com isso, a partir desse dia, as horas extras trabalhadas devem ser contadas nos demais cálculos. As empresas devem seguir a determinação.

Leia: Rede de farmácias São João inaugura novo Centro de Distribuição

O ministro Amaury Rodrigues, relator deste processo, explicou, durante o julgamento, que as horas extras feitas pelos trabalhadores durante a semana serão computadas nas demais verbas trabalhistas.

“O cálculo das horas extras é elaborado mediante a utilização de um divisor que isola o valor do salário-hora, excluindo de sua gênese qualquer influência do repouso semanal remunerado pelo salário mensal, de modo que estão aritmeticamente separados os valores das horas extras e das diferenças de RSR [Repouso Semanal Remunerado] apuradas em decorrência dos reflexos daquelas horas extras”, disse o ministro.

Leia também: Sincofarma promove palestra sobre criação da área de pricing

O TST alterou a Orientação Jurisprudencial (OJ) 394, concretizando a decisão, que deverá ser seguida pelas demais instâncias da Justiça Trabalhista.

Sair da versão mobile