[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]
Mensalmente a Close-up International divulga os resultados do varejo farmacêutico. Os dados levam em consideração o mercado total e segmentam os produtos por medicamentos de prescrição, medicamentos isentos de prescrição e não medicamentos.
Total do mercado
A análise foi feita levando em consideração os 12 meses móveis terminados em janeiro de 2022. Houve um crescimento total de unidades comercializadas de 5,48% em relação ao mesmo período de 2021. Na avaliação em reais, o aumento foi de 14,77%. Em relação à média de compra da farmácia, houve um aumento de 15,60%.
Medicamentos de prescrição
A análise dos medicamentos de prescrição foi feita levando em consideração a performance geral e das categorias de exclusivos, genéricos, marca e trade no período móvel de 12 meses terminado em janeiro de 2022.
TOTAL MEDICAMENTOS DE PRESCRIÇÃO | EXCLUSIVOS | GENÉRICOS | MARCA | TRADE | |
TOTAL UNIDADES | + 3,91% | + 8,34% | + 4,40% | + 4,04% | + 1,23% |
TOTAL EM REAIS | + 14,38% | + 32,69% | + 11,90% | + 13,50% | + 10,57% |
MÉDIA DE COMPRA DA FARMÁCIA | + 15,77% | + 13,74% | + 13,74% | + 12,95% | + 6,16% |
Medicamentos isentos de prescrição
Os MIPs foram analisados no mesmo período e levando em consideração as mesmas categorias.
TOTAL MEDICAMENTOS ISENTOS DE PRESCRIÇÃO | EXCLUSIVOS | GENÉRICOS | MARCA | TRADE | |
TOTAL UNIDADES | + 10,17% | + 7,09% | + 17,34% | + 9,47% | + 7,93% |
TOTAL EM REAIS | + 17,86% | + 18,15% | + 27,34% | + 17,66% | + 13,95 % |
MÉDIA DE COMPRA DA FARMÁCIA | + 19,48% | + 19,21% | + 28,24% | + 18,64% | + 18,7% |
Não medicamentos
Os não medicamentos foram analisados no mesmo período.
NMED | |
TOTAL UNIDADES | + 4,91% |
TOTAL EM REAIS | + 13,40% |
MÉDIA DE COMPRA DA FARMÁCIA | + 13,34% |
Veja também: 10 tendências de consumo para 2022