A Kantar, líder em dados, insights e consultoria, divulgou os resultados da pesquisa Consumer Insights, que mostram que a categoria de Cuidados Pessoais cresceu 13% na América Latina em 2020. No Brasil, a categoria que mais se beneficiou neste período foi a de cremes e loções.
Nos últimos 12 meses terminados em março de 2021, o crescimento em penetração foi de 5,8 pontos percentuais nas classes A e B (+ 893 mil novos lares compradores); 4,5 pontos na classe C (+ 1,2 milhões novos lares); e 4,1 pontos nas classes D e E (+ 606 mil novos lares) em relação ao mesmo período do ano anterior.
A área de Beleza apresentou queda de 25% entre os latino-americanos, sendo o principal motivo para a redução a adesão ao home office. As vendas, realizadas em sua maioria para mulheres, caíram por elas não precisarem mais se arrumar para ir ao trabalho. Maquiagem (- 38%), depilação (- 24%) e perfumes (- 15%) foram os que mais sofreram retrações.
O setor, contudo, mostra sinais de recuperação, reflexo tanto das mulheres que continuaram trabalhando fora quanto das flexibilizações nas restrições de deslocamento. No mercado nacional, houve aumento das vendas de produtos para limpeza das mãos e do rosto (26%) e hidratação da pele (9%).
As farmácias ganharam relevância na hora de adquirir produtos de Cuidados Pessoais e de Beleza. O canal já vinha sendo cotado para compras das categorias, mas a Covid-19 acelerou o processo. Em 2020, o crescimento foi de 2% no volume de vendas das duas categorias na América Latina.
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