[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]
A Black Friday, que aconteceu no dia 25 de novembro, teve vendas 6,5% maiores na região Sudeste em comparação ao mesmo período de 2021. No Rio de Janeiro, o crescimento foi de 3,3%. O dado faz parte do Índice Cielo de Varejo Ampliado (ICVA), produzido e divulgado pela Cielo, que contabiliza vendas físicas e digitais.
Vitor Levi, superintendente de Dados e Inovação da Cielo, afirma que a Black Friday tem se fortalecido desde 2020: “Isso ocorre principalmente por causa do e-commerce, cada vez mais inserido na rotina dos consumidores. Mesmo com essa performance, o faturamento da data deste ano ainda está 2,8% abaixo do verificado em 2019”.
O crescimento total do varejo no Brasil está em 6,9%, sendo 21,1% no varejo online e 5,4% no varejo físico. A região com o maior crescimento foi a Sul (+ 14,2%), seguida por Sudeste (+ 6,5%), Centro-Oeste (+ 3,5%) e Nordeste (+ 0,2%). O Norte teve queda de 2,9%. Na análise por estados, o Rio Grande do Sul apresentou o melhor desempenho, com 18,4%.
Em relação aos segmentos com a maior alta de vendas, aparece o setor de drogarias e farmácias (+ 25,9%), seguido por turismo e transporte (+ 25,1%), cosméticos e higiene pessoal (+ 22,2%) e bares e restaurantes (+ 18,6%).
Veja também: Mais de 80% das pessoas que não participam de programas de fidelidade consideram aderir