[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]
A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABHIPEC) realizou, durante o mês de agosto, o Workshop Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos, promovido pelo Beautycare Brazil, projeto de internacionalização da indústria brasileira de HPPC, desenvolvido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Impacto no setor HPPC do Brasil
O evento abordou questões fundamentais sobre o comportamento de consumo, dados de mercado, balança comercial, entre outros assuntos. Participaram Nadia El Kadre, chefe do setor de Promoção da Embaixada do Brasil; Nisreen Mousa, economista da Embaixada do Brasil em Riade; e Tatiana Riera, chefe de Operações da ApexBrasil Oriente Médio e Norte da África.
De acordo com os painelistas, os dois países ocupam uma posição de destaque na região, com forte perspectiva de crescimento de consumo de HPPC nos próximos anos. Apesar das diferenças culturais entre os brasileiros e a população árabe, o comportamento de consumo é similar quando observados os principais canais de venda.
Em 2021, o Brasil exportou para os Emirados Árabes Unidos US$ 9,2 milhões, e US$ 4,6 milhões para a Arábia Saudita, sendo os produtos para cabelos os mais comercializados, representando, respectivamente, 87% e 96% das vendas brasileiras.
Participação do Brasil em eventos internacionais
Gueisa Silvério, gerente de Negócios Internacionais da ABIHPEC, explica que o workshop teve como objetivo principal preparar os executivos brasileiros para eventos comerciais de peso na segunda quinzena de outubro.
“Temos uma expectativa muito boa de crescimento e oportunidades de negócios, especialmente pelo profundo interesse dos participantes do workshop. Temos um número recorde de empresas expositoras em Dubai, em relação aos eventos já realizados pelo projeto setorial Beautycare Brazil”, finaliza a executiva.
Veja também: Interfarma apresenta as 20 maiores indústrias farmacêuticas do Brasil