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CFF estreia campanha de conscientização no Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos

CFF faz campanha no Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos

Foto: Divulgação

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Comemorado nesta quinta-feira (5), o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos foi criado para chamar atenção sobre os riscos da automedicação. Para fazer parte, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) lança uma campanha sobre os riscos da automedicação com produtos emagrecedores, principalmente os divulgados como “fórmulas milagrosas”.

A campanha acontecerá nas redes sociais e marca a entrada da entidade no TikTok. Walter Jorge João, presidente do CFF, explica que a presença nessa rede tem como objetivo atingir o público mais jovem.

Campanha

Serão oito vídeos curtos divulgados ao longo de maio, com personagens falando, de forma descontraída, que a automedicação é “um barato que sai caro” e outros ditos populares, convidando a população a participar da trend e criar uma mensagem de conscientização. Os melhores vídeos com a hashtag #cffnotiktok serão compartilhados no perfil.

Além disso, será realizada uma pesquisa em parceria com o Instituto de Pesquisas Datafolha, que levantará o comportamento do brasileiro quanto ao uso das substâncias, muitas vezes não autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os resultados serão divulgados no final do mês de maio.

De acordo com a Lei Federal nº 6.360/1976, a empresa fabricante de medicamentos ou produtos para a saúde deve possuir autorização de funcionamento na Anvisa e alvará sanitário emitido pela Vigilância Sanitária estadual e/ou local. Online, as vendas devem ocorrer apenas em sites de farmácias que possuem loja física e farmacêutico responsável técnico.

Conselhos Regionais

Serão realizadas ainda atividades em referência ao dia pelos Conselhos Regionais de Farmácia (CRFs). Confira:

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