Ícone do site Revista da Farmácia

DPSP dá dicas de cuidados com crianças durante verão

Cuidados com crianças durante o verão

Foto: freepik

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

A estação mais quente do ano é uma das que mais exigem atenção dos pais e responsáveis. As temperaturas elevadas do verão provocam mudanças no organismo e no ambiente que podem impactar a saúde dos pequenos.

Alice dos Reis Nolasco Rosendo, gerente farmacêutica do Grupo DPSP, revela que, nessa época, é comum ocorrerem picadas de insetos, alergias, machucados, insolação, desidratação, intoxicação alimentar e outras complicações devido ao calor. Para evitá-las, é possível tomar algumas medidas preventivas antes de sair em viagem ou atividades de lazer.

“Entre as principais, estão organizar um nécessaire ou mochila com itens de cuidados e primeiros socorros, conferir se a caderneta vacinal está em dia, fazer uma visita preventiva ao pediatra”, comenta a profissional.

É preciso lembrar dos protetores solares e repelentes, assim como de hidratantes e pomadas que contribuem para amenizar desconfortos causados por ressecamentos e assaduras. Além disso, as famílias devem providenciar um kit de primeiros socorros, com curativos e itens para assepsia.

A farmacêutica afirma que é importante ter sempre uma garrafa de água para oferecer às crianças, sem esquecer da alimentação equilibrada. “Também é válido realizar um levantamento sobre as redes de farmácias e hospitais do local de destino. Assim, os pais ou responsáveis estarão preparados para providenciar o reforço dos estoques do ‘kit verão’ ou para buscar os primeiros atendimentos em eventuais ocorrências”, finaliza.

Veja também: Candidíase: a doença do verão

Sair da versão mobile