Ícone do site Revista da Farmácia

Estudo com idosos hospitalizados por Covid-19 avalia fatores de risco para desenvolver insuficiência respiratória grave

Estudo do Eistein sobre insuficiência respiratória grave em idosos com Covid

Foto: freepik

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

Pesquisadores do Einstein e da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) realizaram um estudo com 201 idosos hospitalizados com Covid-19. O objetivo era avaliar a influência de doenças crônicas, comprometimento radiológico pulmonar e exames laboratoriais no risco de desenvolver insuficiência respiratória grave com necessidade de ventilação mecânica e até mesmo morte.

A pesquisa, que acaba de ser publicada pelo jornal científico inglês BMC Geriatrics, visava investigar os fatores relacionados a uma pior evolução clínica em pacientes com Covid-19. Os participantes foram acompanhados desde o momento da internação.

Alberto Frisoli Junior, médico geriatra do Einstein e professor da UNIFESP, dá mais detalhes: “Os resultados apontam que, dentre todos os fatores analisados, os níveis de vitamina D no sangue menores que 40ng/mL, anemia (hemoglobina menor que 12g/ML), proteína C-reativa maior que 80ng/ML e comprometimento pulmonar maior que 50% na tomografia computadorizada foram preditores importantes e independentes para insuficiência respiratória grave e ventilação mecânica”.

Já os fatores que levaram à morte foram a presença de fibrilação atrial, história de câncer e o aumento de uma das principais substâncias inflamatórias relacionadas à Covid-19 – interleucina 6. A anemia também foi preditora de morte, mas menos intensamente.

Dentre os participantes, 16,9% evoluíram para insuficiência respiratória com necessidade de ventilação mecânica. Já os pacientes com níveis maiores que 40ng/mL de vitamina D tiveram seis vezes menos chance de serem intubados.

Veja também: Casos de diabetes devem subir 46% até 2045, aponta Federação Internacional de Diabetes

 

Sair da versão mobile