A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e a GSK se uniram para lançar a plataforma Vacinação em Dia, elaborada para auxiliar os profissionais da saúde a regularizarem a caderneta de pessoas com doses atrasadas. O objetivo é reverter a queda das coberturas vacinais no Brasil, iniciada em 2016 e intensificada com a pandemia do coronavírus.
A ferramenta dispõe de diversos recursos, como conferir as vacinas necessárias e orientações sobre os esquemas a partir da data de nascimento ou da faixa etária. Há a opção de consultar diretamente pelo nome da vacina desejada.
O conteúdo segue as recomendações da SBIm e do Programa Nacional de Imunizações (PNI), incluindo vacinas disponíveis tanto na rede pública quanto na privada. Existem seções com informações gerais sobre vacinação, como coadministração, intervalos mínimos, intercambialidade, vacinas vivas e atenuadas, entre outros.
Juarez Cunha, presidente da SBIm, ressalta que a Vacinação em Dia está sendo lançada em um momento de sobrecarga nas equipes de saúde: “Embora a Covid-19 tenha justificadamente dominado a atenção da comunidade, as demais doenças imunopreveníveis continuam a representar a mesma ameaça à saúde pública e individual que representavam antes. Precisamos continuar a combatê-las. Não tenho dúvidas de que a nova ferramenta será uma grande aliada de todos que se veem diante desse desafio”.
O diretor médico de Vacinas para Mercados Emergentes da GSK, Otávio Cintra, fala sobre o auxílio que os profissionais da sala de vacinação receberão: “A plataforma reúne tudo o que os profissionais que atuam na linha de frente da vacinação precisam saber. Respostas a dúvidas comuns, intervalos entre doses, conceitos e orientações oficiais sempre atualizadas, entre outras informações, em um lugar só”.
Veja também: Pague Menos passa a oferecer RT-PCR com laudo entre 24 e 36 horas