Quando se trata de coloração, em geral, as brasileiras preferem os tons escuros, seguidos do marrom ou chocolate, com mechas louras. No verão, elas tendem a pintar seus cabelos em tons louros mais claros, bem como marrons quentes e ruivos acobreados. No inverno, as cores tendem a ir para marrons frios, bem como louros nude ou pasteis e ruivos quentes, que podem ser avermelhados e arroxeados.
Segundo a técnica da Embelleze, Ana Regina, a tendência para a coloração no inverno de 2019 são os marrons e castanhos em tons frios, também chamados de marrons acinzentados, além do chocolate rosé e dos vermelhos quentes. “São cores perfeitas para realçar o rosto e criar contrastes chiques e antenados”, diz ela.
Além das colorações, produtos para manutenção
Além das tinturas que são tendência, o ponto de venda não pode deixar de ter produtos para manutenção e fixação da cor. Este último deve ser usado antes do tingimento dos cabelos, com o objetivo de fixar a cor e deixá-la ainda mais viva e vibrante por mais tempo.
“Sugerir que a consumidora utilize xampu hidratante e que faça o que chamamos de cronograma capilar pode dar um bom retorno. O cronograma capilar é quando se alterna entre cremes de hidratação, nutrição e reconstrução”, explica a analista da marca Maxton, Natalia Lobato.
Em relação à exposição das tinturas, as especialistas sugerem que elas devem ser expostas todas juntas, para criarem um bloco das tendências. “Sugerimos também que as vendedoras pintem seus cabelos com as cores do momento. Claro que o resultado final vai variar de cabelo para cabelo, mas a consumidora poderá ter uma noção de como a cor fica quando aplicada nos fios”, orienta Natalia.
“Em relação às consultoras de beleza, é importante também que estejam alinhadas com as tendências de cores, com a moda das passarelas, maquiagem, cor Pantone do ano. Dessa forma, elas entendem o contexto dos lançamentos e conseguem abordar o que a consumidora está buscando: seja algo mais clássico, seja algo mais moderno”, completa Ana Regina.
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5 dicas para organizar as colorações no ponto de venda
– A ordem da exposição dos produtos deve seguir a sequência numérica das embalagens.
– A sequência numérica deve estar dentro de cada grupo de cor: vermelhos, pretos, marrons e louros.
– Os produtos de maior valor agregado e lançamentos devem estar na altura dos olhos e ao alcance das mãos, ponto central da gôndola.
– Colocar à disposição outros produtos do segmento de tinturas no ponto natural de venda.
– Em pontos extras, também fazer um cross selling, que é ter outros produtos que possam estimular a compra da tintura, como pincéis, toucas, cumbucas etc.