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Liderança no varejo: o que precisa ser diferente?

Liderança no varejo

Liderança no varejo: o que mudar? | Crédito: Shutterstock

Estar à frente de um negócio exige – além de planos estratégicos, investimentos e boas decisões – uma gestão profissionalizada, com conhecimento de mercado e voltada ao engajamento dos colaboradores. Neste artigo, você vai entender por que a liderança no varejo demanda habilidades específicas.

Ainda que cada segmento de varejo possua suas peculiaridades, é certo que todas as áreas precisam estar preparadas para enfrentar as constantes mudanças, sejam elas criadas a partir das necessidades do consumidor, sejam elas do próprio mercado. E, para isso, é preciso que os líderes estejam atentos e abertos às transformações, ao entendimento de cenários complexos, e em busca de capacitação sobre gestão empresarial e comportamento humano.

Foi pensando nessas particularidades que o consultor de empresas Pedro Dias começou a refletir sobre como poderia contribuir para o crescimento das pessoas que estão à frente de um negócio. “No meu ponto de vista, a primeira coisa é querer ser um líder. A partir do momento que se tem esse objetivo profissional, deve-se criar uma estratégia para que isso ocorra”, explica ele.

Autor do livro Pílulas de Gestão e presidente do instituto que leva seu nome, Dias revela que para ser um líder é preciso, antes de tudo, organizar as atividades diárias. “Deve-se ter tempo suficiente para se dedicar aos estudos, bem como participar de treinamentos e eventos do mercado. Caso não tenha tempo e recursos financeiros, é possível buscar cursos gratuitos ou com custos acessíveis na internet”.

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Desafios para a liderança no varejo

Toda essa organização tem como objetivo principal encarar os desafios que a liderança no varejo pode trazer. O diretor executivo da Maxta, Robson Vitorino, cita os cinco principais:

Liderança no varejo: gostar de pessoas

Pedro Dias relembra uma característica importante de uma liderança no varejo: ter um perfil que seja movido a desafios. “É preciso saber trabalhar com poucos recursos e gostar verdadeiramente de pessoas. A partir do momento em que se desenvolvem as soft skills (competências comportamentais) e hard skills (competências técnicas), as chances de ser um gestor que consegue bater todas as metas são maiores”, afirma.

Um ponto crucial para que a liderança no varejo dê certo é manter uma equipe focada e que atue de forma engajada com o público, como explica Vitorino. “O varejo possui uma forte orientação para o cliente. Uma equipe competente, mas com comportamento desalinhado pode comprometer completamente o negócio”, explica o diretor da Maxta. Ele explica que saber lidar com os funcionários, seja na hora de elogiar, seja de corrigir, sempre por meio de feedbacks éticos, é parte importante do papel de líder. “Deve-se saber delegar tarefas, comunicando com clareza o que deve ser feito, negociando prazos com a equipe e cobrando de acordo com o perfil de cada colaborador”. É preciso que o líder de varejo faça uma liderança personalizada.

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