Ícone do site Revista da Farmácia

Moderna afirma que sua vacina é 94,5% eficaz, segundo análise preliminar da fase 3

Vacina da Moderna parece ser eficaz

Foto: shutterstock

A farmacêutica norte-americana Moderna anunciou, na manhã desta segunda-feira (16), que a sua candidata à vacina contra Covid-19 é 94,5% eficaz na prevenção à doença. Os dados ainda são iniciais e dizem respeito ao estudo clínico de fase 3, portanto não foram publicados em revista científica. A informação foi publicada no portal de notícias G1 hoje.

A análise incluiu 95 participantes do ensaio com casos confirmados de Covid-19, que receberam tanto o placebo quanto a vacina. Do total, apenas cinco infecções ocorreram entre os que foram vacinados, sendo que nenhuma teve consequências graves – a administração ocorreu em duas doses com 28 dias de intervalo – o que comprova a eficácia do produto.

Stéphane Bancel, CEO da Moderna, revela que este é um momento crucial no desenvolvimento da vacina candidata: “Desde o início de janeiro, temos perseguido esse vírus com a intenção de proteger o maior número possível de pessoas ao redor do mundo. Sabemos que cada dia é importante. Esta análise provisória positiva de nosso estudo de fase 3 nos deu a primeira validação clínica de que nossa vacina pode prevenir contra a doença, incluindo casos graves”.

Com base nos resultados provisórios, a Moderna pretende pedir, nas próximas semanas, uma autorização de uso emergencial da vacina para o Food and Drug Administration (FDA), órgão estadunidense equivalente à Anvisa. A farmacêutica pretende ainda enviar pedidos de autorização a agências regulatórias globais.

Veja também: Anvisa autoriza retomada de testes da CoronaVac

Sair da versão mobile