O projeto de Tele-UTI do Ministério da Saúde já está disponível para todos os hospitais do País que possuem leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com Covid-19. A medida tem como objetivo auxiliar médicos do SUS nos atendimentos dos casos de coronavírus. Os profissionais terão uma linha telefônica que pode ser acessada 24 horas ou poderão fazer consultas em videoconferências com equipes de hospitais de referência.
O secretário nacional da Atenção Especializada à Saúde, Francisco Figueiredo, afirma que a expectativa é melhorar o cuidado ao paciente. “Com as estratégias do Tele-UTI podemos monitorar a média de permanência e taxa de ocupação dos pacientes nos leitos, aumentar o giro e ampliar o acesso a UTI, além de disseminar os Protocolos de Manejo Clínico do Ministério da Saúde e os fluxos de atendimento já pactuados”.
Linha telefônica
O 0800, também chamado de “hot-line”, já está disponível desde 6 de abril. Serve para tirar dúvidas, debater a condução dos casos, uso de medicamentos ou protocolos de assistência com profissionais de instituições diferentes.
Videoconferência
Nessa estratégia, o Ministério da Saúde indica quais instituições terão acesso ao serviço de acordo com o cenário epidemiológico. As localidades que estiverem com maior necessidade terão uma consulta virtual, de médico para médico, disponível duas horas por dia para a discussão da conduta clínica e análise de cada paciente internado nos leitos de UTI.
“O objetivo é fornecer acesso à informação de rápida assimilação e prontamente aplicável na prática clínica e assistencial, baseada na melhor evidência científica disponível”, diz Figueiredo.
A medida foi concretizada por meio de parceria com os cinco hospitais do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (ProadiSUS): Hospital Alemão Oswaldo Cruz, HCor, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio-Libanês.
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