EnglishPortugueseSpanish

Tele-UTI ajudará no tratamento de pacientes com Covid-19

O objetivo do projeto de Tele-UTI é conectar profissionais do SUS, enquanto realizam atendimentos de coronavírus, a profissionais de hospitais de referência.
Tele-UTI ajudará no combate a Covid-19
Foto: Divulgação/Philips

O projeto de Tele-UTI do Ministério da Saúde já está disponível para todos os hospitais do País que possuem leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com Covid-19. A medida tem como objetivo auxiliar médicos do SUS nos atendimentos dos casos de coronavírus. Os profissionais terão uma linha telefônica que pode ser acessada 24 horas ou poderão fazer consultas em videoconferências com equipes de hospitais de referência.

O secretário nacional da Atenção Especializada à Saúde, Francisco Figueiredo, afirma que a expectativa é melhorar o cuidado ao paciente. “Com as estratégias do Tele-UTI podemos monitorar a média de permanência e taxa de ocupação dos pacientes nos leitos, aumentar o giro e ampliar o acesso a UTI, além de disseminar os Protocolos de Manejo Clínico do Ministério da Saúde e os fluxos de atendimento já pactuados”.

Linha telefônica

O 0800, também chamado de “hot-line”, já está disponível desde 6 de abril. Serve para tirar dúvidas, debater a condução dos casos, uso de medicamentos ou protocolos de assistência com profissionais de instituições diferentes.

Videoconferência

Nessa estratégia, o Ministério da Saúde indica quais instituições terão acesso ao serviço de acordo com o cenário epidemiológico. As localidades que estiverem com maior necessidade terão uma consulta virtual, de médico para médico, disponível duas horas por dia para a discussão da conduta clínica e análise de cada paciente internado nos leitos de UTI.

“O objetivo é fornecer acesso à informação de rápida assimilação e prontamente aplicável na prática clínica e assistencial, baseada na melhor evidência científica disponível”, diz Figueiredo.

A medida foi concretizada por meio de parceria com os cinco hospitais do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (ProadiSUS): Hospital Alemão Oswaldo Cruz, HCor, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio-Libanês.

Veja também: Ministério da Saúde lança documento com evidências científicas sobre Covid-19

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print
Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

Conquiste Seguros

Receba as principais notícias pelo nosso grupo

curta nossa fanpage

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia

Televendas Zamboni
Fechar Menu