A farmacêutica Roche anunciou que recebeu a aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o seu teste rápido de antígeno para SARS-CoV-2. O teste, que é portátil e informa os resultados em até 15 minutos, ajuda na detecção precoce do vírus em pacientes que estão na fase inicial da doença.
O exame é realizado por meio da coleta de amostra da naso e orofaringe por swab, e tem sensibilidade de 96,52% e especificidade de 99,68%, com base em 426 amostras de dois centros de estudos independentes.
“Em um cenário em que a pandemia persiste e ainda não temos vacinas e tratamentos disponíveis a toda a população, os testes de alta qualidade continuam desempenhando um papel importante para aprimorarmos de forma rápida a gestão dos pacientes”, avalia Antonio Vergara, presidente da Roche Diagnóstica no Brasil.
Ele revela ainda que o exame é uma nova opção de testagem para apoiar os profissionais de saúde de todo o país, principalmente em lugares onde há dificuldades de acesso ao teste de RT-PCR.
Veja também: Halex Istar realiza doação de bolsas de paracetamol injetável para tratamento dos sintomas de Covid-19