Criada a partir da união de sete redes varejistas do segmento, a Federação do Comércio Farmacêutico (Fecofar) abre no próximo dia 7 de maio seu escritório na Vila Olímpia, em São Paulo, região que reúne as sedes de várias indústrias do setor farmacêutico. A inauguração será marcada por um coquetel que se estenderá durante todo o dia, das 9h às 17h, com a presença de representantes de indústrias, distribuidores e prestadores de serviços do segmento.
Leia: Redes de farmácias com mais de 3 mil lojas criam Federação
Resultado de um investimento de cerca de R$ 2 milhões, a sede dispõe de 535 metros quadrados e contará com espaços para reuniões e coworking que serão disponibilizados a profissionais do setor farmacêutico e parceiros de negócios das redes que compõem a Fecofar.
Apresentada ao mercado oficialmente em novembro passado, a Fecofar nasceu com a missão de representar as farmácias associativas e franquias perante os fornecedores e demais entidades relevantes do mercado, além do governo. Integram a entidade as empresas Drogarias Max (Rio de Janeiro/RJ), Farmácias São Rafael (Chapecó/SC), Farmais (São Paulo/SP), Grupo AMR (Varginha/MG), Grupo Redemed (Recife/PE), Masterfarma (Criciúma/SC) e Rede Multidrogas (São José do Rio Preto/SP). Juntas, as marcas mantêm mais de 3,2 mil lojas em 24 estados, com presença em 1.261 municípios e um faturamento anual de R$ 5,6 bilhões. No total, as unidades empregam cerca de 16 mil funcionários diretos.
O administrador executivo da Fecofar, Willians Robles, profissional com mais de 20 anos de atuação no segmento farmacêutico, com experiência em varejo, indústria e distribuição, afirma que o novo escritório “não será apenas a sede corporativa da Fecofar, mas sim a casa das indústrias. O escritório facilitará a integração das redes associadas à indústria. O tempo que um representante da indústria levaria para passar nas sedes das sete redes, hoje ele consegue resumir numa visita à federação. Ele vai conseguir ter voz para falar com sete redes ao mesmo tempo”.
Referência em associativismo e franchising
As tratativas para a formação da Fecofar se iniciaram em 2022. A primeira reunião presencial entre os fundadores ocorreu em março de 2023, em São Paulo, já com a ideia de criação de um escritório na Capital Paulista para servir como ponto de contato entre as varejistas e as indústrias. “Todas as associadas poderão usar este espaço. A ideia é facilitar o acesso das empresas às indústrias”, reitera o fundador e presidente da Fecofar, Marcelo Grasso, que também é o CEO da Masterfarma, rede associativista que atua há 25 anos no mercado.
Leia também: Close-Up apresenta dados do varejo farmacêutico
Além de Grasso, compõem a direção da entidade o vice-presidente Ricardo Uemura Kunimi (CEO da Farmais); o diretor financeiro, Emerson Luiz Angonese (Farmácias São Rafael); o diretor comercial, Jefferson Ferreira dos Reis (Grupo AMR); e o diretor de assessoramento, Fábio Antônio Pinto de Souza (Drogarias Max). O Conselho Fiscal é composto pelo presidente, Valtonio Vendrame Vidoto (Rede Multidrogas); e pelos membros efetivos Valbert Dimas De Carvalho (Grupo AMR) e Dirceu José da Silva (Rede Multidrogas).
Conforme a ata de fundação, a Fecofar tem como missão trazer ferramentas inovadoras e contribuir para que os negócios sejam rentáveis, competitivos e sustentáveis, além de representar as associações e franquias perante os fornecedores e as entidades relevantes do mercado.