Carioca de Realengo e Madureira, dois bairros do subúrbio do Rio de Janeiro, Wagner Lima, o novo diretor de Operações e Marketing das Drogarias Max, tem 38 anos, é casado e possui formação técnica em Tecnologia da Informação. Em 2005, ingressou no varejo farmacêutico como estagiário de programação num projeto de desenvolvimento de um ERP para drogarias liderado pelo consultor Fernando Gameleira. “Ele foi meu mentor profissional e com quem trabalhei diretamente até julho deste ano, 2023, quando aceitei o convite das Drogarias Max”, conta. Durante seus sete anos na consultoria, Wagner aprendeu que existem diferentes soluções para as mesmas dores na gestão do varejo. Uma curiosidade: das mais de 20 bandeiras que atendeu, a primeira delas foram as Drogarias Max.
Revista da Farmácia: Como recebeu o convite para o cargo? E como você está se sentindo?
Wagner Lima: Recentemente, a Max encomendou um diagnóstico com duas frentes, envolvendo mapeamento dos processos internos e expansão. O diagnóstico culminou em um grande projeto com metas para expansão de lojas e receita. Esse mesmo projeto previa o desenvolvimento de um novo portfólio de serviços aos franqueados, além da otimização do modelo de execução de trade. O levantamento feito por esse projeto apontou a necessidade de reestruturação da empresa, e foi assim que recebi o convite para participar deste novo capítulo da história da Max. Confesso que me senti muito honrado e entusiasmado com a oportunidade de estar na execução desse projeto. Estou motivado para construir cada etapa juntamente com uma equipe que conheço bem e na qual confio para fazer a diferença.
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RF: Quais são as suas funções na área de Operações e Marketing das Drogarias Max?
WL: Em Operações, meus objetivos são a reestruturação da equipe, inovação tecnológica e gestão financeira, e tenho dois grandes focos: implementar ferramentas e boas práticas de gestão; e criar um portfólio de serviços que garanta o sucesso dos franqueados. No Marketing, meu objetivo é melhorar o alcance dos nossos dois públicos: donos de farmácias independentes e consumidor.
RF: Quais são seus principais desafios?
WL: Um desafio é cumprir a meta de expansão, pois queremos, na maior brevidade possível, começar a atuar em outros estados. Outro é levar um modelo de gestão para nossas lojas com processos que grandes e médias redes já aplicam. Vamos atuar diretamente na estratégia de precificação e de sortimento das lojas. Queremos que a experiência do consumidor seja de encontrar o que precisa com melhor preço total e que isso seja possível num cenário de rentabilidade saudável para o franqueado.
RF: A Max está passando por um momento de reestruturação na gestão. Com qual objetivo?
WL: Nosso mercado vive uma revolução. O varejo hoje tem duas grandes frentes. Uma delas é a expansão das grandes bandeiras, com algumas figurando entre as maiores empresas do varejo; e a outra é a forte busca dos independentes para se manterem na competição neste mercado cada vez mais profissionalizado e com clientes cada vez mais exigentes. E nós queremos ser vistos como a melhor solução para o sucesso dos independentes.
RF: De que maneira você acha que pode agregar às Drogarias Max a partir de toda a sua experiência com a consultoria?
WL: Praticamente toda a minha carreira foi atuando no varejo farmacêutico, mas o tempo na consultoria me deu a oportunidade de ver de perto diversos modelos de negócio que levam ao sucesso, e isso vai ser fundamental para entender cada franqueado e criar formas de apoiá-los a enfrentar suas dores da maneira mais personalizada possível. Isso envolve ajudá-los na definição do modelo de remuneração da força de venda, na análise de estoque e sortimento, na estratégia de precificação e no acompanhamento de indicadores.
RF: Quais os principais desafios na gestão de uma franquia de farmácia atualmente?
WL: O desafio diário é conduzir os franqueados à excelência na gestão de suas lojas. Isso é complexo, pois exige a compreensão das diferentes realidades de faturamento, diferentes tipos de mercados em que as lojas estão inseridas e a maturidade de cada PDV. Nosso trabalho é contribuir para o sucesso dos franqueados apoiando para que as lojas melhorem seus indicadores de venda, sua rentabilidade, seu estoque e que apliquem as melhores práticas de gestão. Para isso, temos que qualificar nosso time, estarmos atentos às tendências do mercado, buscar constantemente a inovação tecnológica e otimizar processos.