A Associação Brasileira das Redes Associativistas de Farmácias e Drogarias (Abrafad) promoveu a primeira edição deste ano do Encontro de Negócios, em São Paulo. Diariamente, cerca de 250 executivos da indústria e distribuidores participaram das rodadas com diretores das 20 redes associadas. Para atingir seus objetivos de crescimento, a Abrafad tem como foco, em 2023, tratar os produtos de prescrição, incluindo PBMs, higiene e beleza (HPC) e nutricionais.
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“Para isso, vamos utilizar as informações e as nossas ferramentas de gestão para auxiliar os varejistas a gerirem de forma mais eficiente seus próprios negócios”, argumenta Nílson Ribeiro, diretor-executivo da Abrafad.
Durante o Encontro de Negócios, discutiu-se muito o momento atual do mercado, com o fechamento do primeiro trimestre, além de tendências e oportunidades para 2023, principalmente para as redes independentes. “Os principais indicadores econômicos mostram um certo grau de estabilidade, o que nos permite assegurar baixos sinais de recessão, apesar do aumento da inadimplência”, diz Ribeiro.
Para aproveitar esse crescimento, de acordo com Nílson Ribeiro, o empresário do setor precisa conhecer os seus clientes, as suas necessidades e trabalhar a experiência deles na jornada de compra. “Precisa existir um modelo de gestão disruptivo, com profissionais treinados e com estoque de produtos que possa atender, no mínimo, a maior demanda do consumidor que entra na farmácia. Todas essas informações são geradas por ferramentas de BI que detalham os principais produtos consumidos na área”, destaca.
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Segundo dados da IQVIA, o mercado farmacêutico, no país, cresceu, de março de 2022 a março último, 14,9% em valores, chegando a R$ 188 bilhões. Desse total, 52% das vendas foram em medicamentos de prescrição, 33% em não medicamentos e 15% em medicamentos isentos de prescrição. Nesse mesmo período, nas suas áreas de atuação, a Abrafad cresceu 16,6%, enquanto os concorrentes atingiram 14,2%.