Abrafad aposta em produtos de prescrição e nutricionais

Entidade quer utilizar as ferramentas de gestão para auxiliar as 20 redes associadas a gerirem seus negócios de forma mais eficiente.
Abrafad aposta em produtos de prescrição, nutricionais e mix
Foto: Nílson Ribeiro no evento

A Associação Brasileira das Redes Associativistas de Farmácias e Drogarias (Abrafad) promoveu a primeira edição deste ano do Encontro de Negócios, em São Paulo. Diariamente, cerca de 250 executivos da indústria e distribuidores participaram das rodadas com diretores das 20 redes associadas. Para atingir seus objetivos de crescimento, a Abrafad tem como foco, em 2023, tratar os produtos de prescrição, incluindo PBMs, higiene e beleza (HPC) e nutricionais.

Leia: Abrafarma prevê capacitar 4 mil farmacêuticos nos road shows

“Para isso, vamos utilizar as informações e as nossas ferramentas de gestão para auxiliar os varejistas a gerirem de forma mais eficiente seus próprios negócios”, argumenta Nílson Ribeiro, diretor-executivo da Abrafad.

Durante o Encontro de Negócios, discutiu-se muito o momento atual do mercado, com o fechamento do primeiro trimestre, além de tendências e oportunidades para 2023, principalmente para as redes independentes. “Os principais indicadores econômicos mostram um certo grau de estabilidade, o que nos permite assegurar baixos sinais de recessão, apesar do aumento da inadimplência”, diz Ribeiro.

Para aproveitar esse crescimento, de acordo com Nílson Ribeiro, o empresário do setor precisa conhecer os seus clientes, as suas necessidades e trabalhar a experiência deles na jornada de compra. “Precisa existir um modelo de gestão disruptivo, com profissionais treinados e com estoque de produtos que possa atender, no mínimo, a maior demanda do consumidor que entra na farmácia. Todas essas informações são geradas por ferramentas de BI que detalham os principais produtos consumidos na área”, destaca. 

Leia também: Anvisa prorroga prazo para testes de Covid em farmácias

Segundo dados da IQVIA, o mercado farmacêutico, no país, cresceu, de março de 2022 a março último, 14,9% em valores, chegando a R$ 188 bilhões. Desse total, 52% das vendas foram em medicamentos de prescrição, 33% em não medicamentos e 15% em medicamentos isentos de prescrição. Nesse mesmo período, nas suas áreas de atuação, a Abrafad cresceu 16,6%, enquanto os concorrentes atingiram 14,2%.

Notícias Canal Farma

Receba notícias, conteúdos e vídeos do YouTube sobre o setor farmacêutico com nosso canal no Telegram.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

loading...

Receba as principais notícias direto no celular

curta nossa fanpage

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia