A Abrafarma, que representa as 30 maiores bandeiras do varejo farmacêutico nacional, anunciou os vencedores do Prêmio Parceiros do Ano durante seu jantar anual de confraternização. O evento ocorreu na noite de quarta-feira (dia 6) no Vibra São Paulo, reunindo mais de 700 líderes, empresários e altos executivos vinculados ao setor.
Leia: Abrafarma e Ascoferj promovem reunião com a PMERJ
Na oportunidade, o CEO da entidade, Sergio Mena Barreto, enfatizou o que chama de novo patamar assumido pelas farmácias brasileiras. “O setor já estava consolidado como canal de conveniência dos consumidores brasileiros. Mas a Covid-19 ajudou a acelerar o processo de transformação do varejo farmacêutico em um hub de resolutividade em saúde”, argumenta.
“Os mais de 33,6 mil farmacêuticos que atuam nas empresas associadas assumem hoje as funções de profissionais clínicos e gestores do cuidado, o que pode ser decisivo para reverter o quadro crônico de não adesão a tratamentos no Brasil”, acredita.
Com essa proposta de valor, as grandes redes de farmácias ultrapassaram 1,13 bilhão de atendimentos nos últimos 12 meses até setembro de 2023, como se cada pessoa frequentasse cinco vezes as drogarias em um ano. O faturamento no período somou R$ 87,91 bilhões, montante 9,7% superior ao dos 12 meses anteriores. As redes da Abrafarma equivalem a 45% da receita total do mercado farmacêutico.
E uma categoria em particular puxou para cima os resultados. Responsáveis por quase 1/3 da receita do setor, os não medicamentos movimentaram R$ 29,93 bilhões e corresponderam à categoria com maior evolução percentual: 20,2%. Esse segmento contempla desde itens de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos até dispositivos relacionados aos serviços clínicos, como os testes rápidos.
Conheça os critérios e vencedores do Prêmio Parceiros do Ano
O Prêmio Parceiros do Ano valoriza os fabricantes e os produtos que apresentaram melhor performance nos pontos de venda das farmácias no decorrer de 2023. A edição deste ano conta com 16 categorias, nas quais foram avaliados sete itens quantitativos com pontuações percentuais de até 30% por quesito. A organização e definição dos critérios ficam a cargo da consultoria IQVIA.
Leia também: Prepare sua farmácia para as compras de Natal
“Trata-se de um importante reconhecimento ao compromisso da indústria em aperfeiçoar o nível de serviço prestado às farmácias, de modo a acompanhar as novas tendências de consumo surgidas nos últimos anos”, avalia Sergio Mena Barreto. Além dessas 16 categorias, outras duas categorias especiais focaram na inovação e influência setorial. São os prêmios Produto Inovador do Ano e Personalidade do Ano.
Prêmio Parceiros do Ano – vencedores de 2023
Fabricantes
Medicamento de marca: Novo Nordisk
Medicamento similar: Hypera Pharma
Medicamento genérico: EMS
MIPs e outros produtos OTC: Cimed
Consumer Health: Unilever
Produtos
Medicamento de marca: Ozempic (Novo Nordisk)
Medicamento similar: Neosoro AD (Neo Química)
Medicamento genérico: Pantoprazol MG (Medley)
MIPs e outros produtos OTC: Dorflex (Sanofi)
Nutri/Dermocosméticos: Anthelios (La Roche Posay)
Higiene e beleza: Rexona Desodorante (Unilever)
Cuidado infantil: Pampers (Procter & Gamble)
Cuidado adulto: Tena Pants Confort (Essity)
Nutricional: Ninho Fases 1+ (Nestlé)
Vitaminas e suplementos: DPREV (Myralis)
Produto do Ano – E-Commerce 2023: Huggies Supre Care (Kimberly-Clark)
Produto Inovador do Ano: Carmed (Cimed)
Personalidade do Ano: Luiz Carlos Hauly (deputado federal)