Abrafarma premia parceiros da indústria

Vencedores do Prêmio Parceiros do Ano foram anunciados em jantar que mobilizou mais de 600 líderes, empresários e executivos em São Paulo.
Abrafarma premia parceiros da indústria
Foto: Guto Marcondes / Premiação valoriza fabricantes e produtos com melhor performance nas lojas do grande varejo farmacêutico
Publicidade

A Abrafarma, que representa as 30 maiores bandeiras do varejo farmacêutico nacional, anunciou os vencedores do Prêmio Parceiros do Ano durante seu jantar anual de confraternização. O evento ocorreu na noite de quarta-feira (dia 6) no Vibra São Paulo, reunindo mais de 700 líderes, empresários e altos executivos vinculados ao setor.

Leia: Abrafarma e Ascoferj promovem reunião com a PMERJ

Na oportunidade, o CEO da entidade, Sergio Mena Barreto, enfatizou o que chama de novo patamar assumido pelas farmácias brasileiras. “O setor já estava consolidado como canal de conveniência dos consumidores brasileiros. Mas a Covid-19 ajudou a acelerar o processo de transformação do varejo farmacêutico em um hub de resolutividade em saúde”, argumenta.

“Os mais de 33,6 mil farmacêuticos que atuam nas empresas associadas assumem hoje as funções de profissionais clínicos e gestores do cuidado, o que pode ser decisivo para reverter o quadro crônico de não adesão a tratamentos no Brasil”, acredita.

Com essa proposta de valor, as grandes redes de farmácias ultrapassaram 1,13 bilhão de atendimentos nos últimos 12 meses até setembro de 2023, como se cada pessoa frequentasse cinco vezes as drogarias em um ano. O faturamento no período somou R$ 87,91 bilhões, montante 9,7% superior ao dos 12 meses anteriores. As redes da Abrafarma equivalem a 45% da receita total do mercado farmacêutico.

E uma categoria em particular puxou para cima os resultados. Responsáveis por quase 1/3 da receita do setor, os não medicamentos movimentaram R$ 29,93 bilhões e corresponderam à categoria com maior evolução percentual: 20,2%. Esse segmento contempla desde itens de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos até dispositivos relacionados aos serviços clínicos, como os testes rápidos.

Conheça os critérios e vencedores do Prêmio Parceiros do Ano

O Prêmio Parceiros do Ano valoriza os fabricantes e os produtos que apresentaram melhor performance nos pontos de venda das farmácias no decorrer de 2023. A edição deste ano conta com 16 categorias, nas quais foram avaliados sete itens quantitativos com pontuações percentuais de até 30% por quesito. A organização e definição dos critérios ficam a cargo da consultoria IQVIA.

Leia também: Prepare sua farmácia para as compras de Natal

“Trata-se de um importante reconhecimento ao compromisso da indústria em aperfeiçoar o nível de serviço prestado às farmácias, de modo a acompanhar as novas tendências de consumo surgidas nos últimos anos”, avalia Sergio Mena Barreto. Além dessas 16 categorias, outras duas categorias especiais focaram na inovação e influência setorial. São os prêmios Produto Inovador do Ano e Personalidade do Ano.

Prêmio Parceiros do Ano – vencedores de 2023

Fabricantes

Medicamento de marca: Novo Nordisk

Medicamento similar: Hypera Pharma

Medicamento genérico: EMS

MIPs e outros produtos OTC: Cimed

Consumer Health: Unilever

Produtos

Medicamento de marca: Ozempic (Novo Nordisk)

Medicamento similar: Neosoro AD (Neo Química)

Medicamento genérico: Pantoprazol MG (Medley)

MIPs e outros produtos OTC: Dorflex (Sanofi)

Nutri/Dermocosméticos: Anthelios (La Roche Posay)

Higiene e beleza: Rexona Desodorante (Unilever)

Cuidado infantil: Pampers (Procter & Gamble)

Cuidado adulto: Tena Pants Confort (Essity)

Nutricional: Ninho Fases 1+ (Nestlé)

Vitaminas e suplementos: DPREV (Myralis)

Produto do Ano – E-Commerce 2023: Huggies Supre Care (Kimberly-Clark)

Produto Inovador do Ano: Carmed (Cimed)

Personalidade do Ano: Luiz Carlos Hauly (deputado federal)

Foto de Revista da Farmácia

Revista da Farmácia

Por meio da Revista da Farmácia, empresários e profissionais se mantêm informados sobre as mais eficientes técnicas de planejamento, gestão, vendas, boas práticas farmacêuticas, entre outros temas.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

Marca destacou em seu estande produtos essenciais para o bem-estar infantil e reforçou sua presença no canal farma.
Evento antecede a alta anual dos medicamentos.
Varejistas, indústrias, distribuidores e prestadores de serviços ficaram por dentro das principais tendências do mercado farmacêutico para os próximos anos.
Feira é uma oportunidade de aproximação com clientes para apresentar o portfólio e os novos medicamentos da farmacêutica.
Participação da rede no evento amplia oportunidades estratégicas para os franqueados.
Encontro será realizado nos dias 13 e 14 de março, no Serra Park, e tem como objetivo antecipar novidades e tendências para o varejo.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo