A Febrafar Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar) realizou, na última segunda-feira (17), sua Assembleia Geral. O destaque do evento foi a entrada de três novas redes para a federação. Com elas, a Febrafar atinge importantes números: 66 redes, 14.344 farmácias e presença em 26 estados e no Distrito Federal. As novas associadas são:
- Rede Usifarma: conta com 260 farmácias e sede em Balneário Camboriú (SC) e tem como presidente: Alessandro da Silva Bianchi.
- Drogarias Poupaqui: conta com 71 farmácias e sede em São José do Rio Preto (SP) e tem como presidente: Sérgio Otaviano.
- Drogarias Ótima Farma: conta com 31 farmácias e sede é em Betim (MG) e tem como presidente: Marcelo Ferreira
Outro ponto importante apresentado na assembleia é que a empresa atingiu a marca de 150 parceiros comerciais, sendo 86 indústrias, 40 distribuidores e 24 prestadores de serviços. Com isso e uma boa gestão no fechamento das contas de 2022, a empresa apresentou um superávit que foi de mais de três milhões de reais
Um ponto alto do evento foi a apresentação da nova diretoria da Febrafar para o período de 2023 a 2027, que segue com Edison Tamascia na Presidência. Uma novidade é a criação do Conselho Consultivo Comercial.
Leia: Como os e-commerces podem melhorar as experiências de compra
A finalização da tarde contou com a apresentação do Grupo Santa Cruz, que mostrou seu projeto de expansão de centros de distribuições. Também foram demonstradas ótimas oportunidades para os associados da Febrafar.
À noite, aconteceu o tradicional Jantar Anual Febrafar, no Espaço Unimed, em São Paulo, que contou com a presença de mais de 1.400 participantes, formados pelos principais nomes do varejo farmacêutico.
Na ocasião, o presidente da Febrafar Edison Tamascia fez uma apresentação na qual ele falou sobre o destaque que a entidade vem obtendo no mercado. A empresa já atingiu R$ 25,48 milhões de faturamento nos últimos 12 meses, segundo dados de fevereiro de 2023 auditados pelo IQVIA.
Esse faturamento representa 13,7% do varejo farmacêutico. Mas o grande destaque da apresentação foi o forte investimento em inovação, trazendo importantes soluções para as redes associadas e projetando crescimentos constantes.
Rodada de Negócios e Reunião de Associados
No segundo dia do evento, ocorreu o Encontro de Negócios, que reuniu mais de mil profissionais, entre eles, representantes das redes e associados honorários, em uma grande rodada de negócios que ofereceu muitas oportunidades aos participantes.
Já no último dia, houve a Reunião de Associados, que teve início com a apresentação da Profarma, levando importantes condições de negócios para as redes associadas.
Em sua fala final, o presidente da Febrafar falou sobre o mercado e a importância do associativismo praticado pela Federação para que as redes consigam acesso a ferramentas inovadoras para o crescimento dos negócios, coisa que não conseguiriam individualmente.
Leia também: CFF solicita a reanálise de pedido sobre suspensão de cursos EaD
Em relação aos números, Edison mostrou que, em uma análise de todos os players do mercado, o associativismo é o único que cresce constantemente em market share nos últimos cinco anos, ganhando destaque cada vez maior.
“O mercado está evoluindo e temos que evoluir juntos, caso contrário morreremos. O que nós fizemos no passado nos trouxe até aqui, mas não nos levará para o futuro. Por isso, estamos atentos aos caminhos do mercado”, finalizou o presidente da Febrafar.
Depois de várias apresentações feitas pela equipe da entidade sobre os produtos e serviços da Febrafar, o evento foi finalizado pelo diretor geral José Abud Neto, que explicou os caminhos que a Febrafar vem tomando para inovação e o poder de transformação existente pela entidade, possibilitando que se entenda o mercado e que a farmácia esteja adequada para o futuro que virá.