A CVA Solutions, empresa de consultoria e pesquisa de mercado, divulgou os resultados de uma pesquisa sobre o segmento de Drogarias que revelam que os consumidores consideram as redes de drogarias regionais com o melhor Valor Percebido, ou seja, custo-benefício. Ainda assim, as grandes redes continuam sendo as líderes em Força de Marca, avaliada considerando a atração menos a rejeição da população. O estudo foi realizado em março de 2021, com 5.340 pessoas de todo o País.
Setor de farmácia
As drogarias são muito bem avaliadas pelos consumidores – o segmento aparece na 8ª posição entre os 51 avaliados pelos pesquisadores. A nota, numa escala de 1 a 10, é 8,62. As drogarias regionais lideram em Valor Percebido, sendo o melhor índice da Coop (região do Grande ABC e interior de São Paulo), seguida de São João (Sul), Venancio (Rio de Janeiro), Drogaria 24 Horas (Sudeste) e Ultrafarma (nacional).
Já em relação à Força de Marca, o primeiro lugar é da Drogasil, seguida pela Pague Menos, Droga Raia e Drogaria São Paulo. Confira os rankings completos:
Valor Percebido
1º – Coop | 6º – Panvel | 11º – Preço Popular | 16º – A Nossa Drogaria |
2º – São João | 7º – Farmais | 12º – Droga Raia | 17º – Indiana |
3º – Venancio | 8º – Nissei | 13º – São Paulo | 18º – Popular |
4º – Drogaria 24 Horas | 9º – Drogasil | 14º – Santa Marta | 19º – Extrafarma |
5º – Ultrafarma | 10º – Globo | 15º – Pague Menos | 20º – Pacheco |
Força da Marca
1º – Drogasil | 6º – Pacheco | 11º – Ultra Popular | 16º – Drogaria 24 Horas |
2º – Pague Menos | 7º – Preço Popular | 12º – Extrafarma | 17º – Indiana |
3º – Droga Raia | 8º – Panvel | 13º – São João | 18º – Permanente |
4º – São Paulo | 9º – Araújo | 14º – Venancio | 19º – Preço Baixo |
5º – Ultrafarma | 10º – Nissei | 15º – Santa Marta | 20º – Bifarma |
Saúde durante a pandemia
Outros dados trazidos pelo estudo mostram como a pandemia da Covid-19 contribuiu para uma piora na saúde dos brasileiros em comparação a 2019. O isolamento social, que evitou o contágio pelo coronavírus, trouxe à tona problemas como depressão e ansiedade, que tiveram aumento de 24%; obesidade, com crescimento de 4%; hipertensão arterial, com mais 7%, e tabagismo, com 9% mais pessoas.
Além disso, a pandemia diminuiu as idas mensais às lojas físicas, o que influenciou diretamente no aumento das compras online.
“Os medicamentos representam ser a categoria destino, que define a escolha da drogaria, para 70% dos consumidores. No entanto está havendo um aumento da procura por produtos de higiene e beleza. Em 2018 esses produtos eram categoria destino para 14% dos consumidores e agora o número atingiu 16%”, afirma Sandro Cimatti, sócio-diretor da CVA Solutions.
Genéricos
Os entrevistados comprovam a consolidação dos medicamentos genéricos: 88% usam. Destes, a maioria – 67,6% – afirma que quando não encontram a marca que costumam usar, fazem a troca pelas que estão disponíveis.
Em relação à preferência de laboratórios de genéricos, Medley, EMS, Neo Química, Eurofarma, Cimed, Teuto, Biosintética, Germed, Prati-Donaduzzi e Nova Química são os preferidos.
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