Ícone do site Revista da Farmácia

Medicamentos para crianças: farmácias magistrais oferecem diferentes formatos de consumo

Farmácias magistrais disponibilizam formas gourmet para facilitar consumo de medicamentos para crianças

Foto: freepik

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

A administração de medicamentos em crianças pode ser desafiadora para pais e/ou responsáveis. Muitas vezes, os pequenos não gostam do sabor, da textura ou tem dificuldade para engolir quando é em comprimido ou cápsula. Com as chamadas Fórmulas Gourmet, a partir da associação dos fármacos prescritos com diferentes modelos de consumo, a solução para medicar de forma menos traumática pode ser encontrada nas farmácias de manipulação.

A farmacêutica e sócia-fundadora da Quality Farmácia de Manipulação, Flávia Ribeiro, explica que é uma forma mais fácil, divertida e igualmente eficaz para a realização dos procedimentos médicos que envolvem medicação ou suplementação: “Além do formato, os sabores também podem ser alterados para maior adesão ao tratamento”.

Na rede, por exemplo, estão disponíveis as seguintes formas gourmet: goma, chocolate, pirulito, sorvete, dadinhos de sorvete (ice dice), picolé, sopa, iogurte, chiclete, filme orodispersível, comprimido mastigável, gel comestível, flaconete e creme de avelã.

Outra vantagem dos medicamentos manipulados para crianças é a possibilidade de associar vários ativos em um só medicamento, facilitando a administração. “Há doenças que precisam ser tratadas com vários medicamentos ao mesmo tempo. Quando isso ocorre, o médico pode prescrever uma fórmula particular que possibilite a associação de todas as substâncias necessárias”, explica Flávia.

Além das crianças, os diferentes tipos de consumo de medicamentos também são benéficos para idosos, pessoas com deficiência ou com dificuldade de deglutição. A farmacêutica lembra que as farmácias de manipulação podem preparar as fórmulas sem lactose, glúten, açúcar, conservantes, corantes, parabenos, aromatizantes e perfumes, para intolerantes e alérgicos.

Veja também: Farmácias magistrais registram aumento na demanda de medicamentos básicos

Sair da versão mobile