Farmácias magistrais registram aumento na demanda de medicamentos básicos

Farmácias magistrais têm aumento na demanda por causa da falta de medicamentos básicos
Foto: shutterstock

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

O desabastecimento do varejo farma ainda não terminou. De acordo com o Ministério da Saúde, a escassez de insumos ocorre no mundo todo devido à interrupção nas cadeias de produção e distribuição causada pela Covid-19. Nas farmácias tradicionais, antibióticos, antialérgicos, anti-inflamatórios e dipirona estão entre os principais fármacos ausentes.

Setor de manipulação ganha força

Por conta disso, as farmácias magistrais estão registrando um aumento na demanda por serem a principal alternativa na falta de medicamentos nas drogarias. A Quality Farmácia de Manipulação, em Brasília, por exemplo, registrou um aumento de 18% no primeiro semestre de 2022, em comparação ao mesmo período do ano anterior, na procura por esses medicamentos básicos.

“Os mais procurados são a dipirona, como analgésico, além de outros paliativos de dores intensas, anti-histamínicos, como Loratadina, Desloratadina, Cetirizina, Hidroxizine, antibióticos como Ciprofloxacino, Tetraciclina, Nitrofurantoina, Eritromicina e antifúngicos, como a Grisefulvina”, explica Juliane Monteiro, gerente da Quality.

Segundo a profissional, a procura por ansiolíticos e antidepressivos também apresentou um aumento significativo durante a pandemia pelo fato de as pessoas estarem mais preocupadas com a saúde mental.

Dados de mercado

O Panorama Setorial 2021 divulgado pela Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag) mostrou que, em 2020, o setor faturou cerca de R$ 8,3 bilhões, o equivalente a um crescimento de 14,1% na comparação com o ano anterior. No primeiro trimestre de 2021, o setor cresceu 8%.

Flávia Ribeiro, farmacêutica e sócia-fundadora da Quality, afirma: “Tem sido um período em que os consumidores estão tendo a oportunidade de conhecer ainda mais o trabalho que é realizado nas farmácias magistrais”.

Essa demanda também possibilitou o aumento na geração de empregos. A executiva revela que, no último trimestre do ano passado, a rede aumentou em 10% o quadro de funcionários.

Veja também: Ranking da SBVC revela quais redes de farmácias brasileiras mais empregam

Notícias Canal Farma

Receba notícias, conteúdos e vídeos do YouTube sobre o setor farmacêutico com nosso canal no Telegram.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

loading...

Receba as principais notícias direto no celular

curta nossa fanpage

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia