Ícone do site Revista da Farmácia

Gilead Sciences tem indicação de medicamento que reduz riscos de infecção por HIV aprovada no Brasil

Gilead Sciences tem novo tratamento aprovado contra HIV

Foto: freepik

A farmacêutica Gilead Sciences obteve aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uma nova indicação de tratamento com o medicamento Truvada. A partir de agora, adolescentes com 15 anos ou mais podem usá-lo para reduzir o risco de infecção pelo HIV. Anteriormente, a medicação era indicada apenas para adultos.

A autorização da ampliação de uso para pessoas acima de 15 anos, de alto risco e com peso corporal igual ou superior a 35 kg, foi publicada no Diário Oficial da União na última semana. São considerados de alto risco aqueles que têm parceiro infectado pelo HIV, que fazem uso inconsistente ou não usam preservativo, que têm diagnóstico de infecções sexualmente transmissíveis, profissionais do sexo ou que possuem parceiros com situação desconhecida sobre o HIV.

“Com a expansão do grupo que pode usar Truvada como uma opção de prevenção, demos mais um passo importante na redução das taxas de transmissão do HIV e aumentamos a qualidade da saúde pública no País”, acredita Rita Manzano Sarti, infectologista e diretora médica sênior da Gilead Sciences Brasil.

Além dos medicamentos para prevenção e tratamento da infecção pelo HIV, a farmacêutica possui ainda o Movimento PositHIVo, uma plataforma com conteúdos exclusivos sobre formas de prevenção e tratamento para combater a sorofobia, a discriminação de pessoas que convivem com a doença.

Essa movimentação é extremamente importante já que, segundo Boletim Epidemiológico de 2020, toda semana seis mil jovens são infectados no mundo pelo HIV. Estima-se que mais de 11 milhões de jovens com idade entre 15 e 24 anos convivam com o vírus.

Veja também: Grupo Prati-Donaduzzi reconhece inovações propostas por colaboradores

 

Sair da versão mobile