Revista da Farmácia

Novartis anuncia novo presidente no Brasil

Foto: iStock

A Novartis, líder global em medicamentos e inovações tecnológicas, acaba de anunciar o novo presidente no Brasil. O escolhido foi o executivo Renato Carvalho, que substitui Alexandre Gibim, encaminhado para funções internacionais da empresa.

Metas para a nova presidência

Carvalho, que também é diretor-geral da divisão de Oncologia, assume o cargo da companhia com a missão de potencializar e acelerar lançamentos no País, além de disponibilizar tratamentos a um número ainda maior de pessoas, sempre ao lado do Comitê Executivo.

A farmacêutica, que está no mercado brasileiro há mais de 80 anos, é uma das que mais investem em pesquisa clínica – aportes de cerca de 1 bilhão de reais até 2022 possibilitarão estudos para tratamentos em oncologia, imunologia, neurologia, respiratório e cardio-metabolismo.

Com isso, o novo presidente tem como objetivo reimaginar a medicina para promover uma melhora e um prolongamento da vida das pessoas. Essas pesquisas, aliadas aos modelos colaborativos de gestão com foco em inovação e que estimulam a diversidade e a inclusão, farão com que a companhia se destaque ainda mais.

Outro objetivo é aumentar a confiança da sociedade na farmacêutica, por meio de programas de responsabilidade corporativa e novas parcerias. “Chego à Novartis com muita alegria e honra em pertencer a uma das companhias que mais investem em inovação no Brasil e no mundo, sendo reconhecida por contribuir para a melhoria dos sistemas de saúde e medicina ao longo de sua história. Sempre com foco nos pacientes, vamos seguir estimulando a ciência e a cadeia produtiva, desta forma contribuindo com a sociedade”, diz o presidente.

Conheça mais sobre o novo presidente

Formado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Itajubá, em Minas Gerais, Renato possui MBA Executivo pela Universidade de São Paulo (USP). É ainda Master Black Belt em Lean Six Sigma, sendo reconhecido, em 2018, como o gestor do ano no Congresso Internacional Six Sigma.

Foto: Divulgação

Antes de se tornar presidente da Novartis, Carvalho trabalhou fora do país e foi CEO da Phillips no Brasil, onde atuou por oito anos e passou pelos cargos de General Manager das divisões Healthcare e Lighting.

Em 2018, foi presidente do Conselho de Administração da Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos do setor médico no Brasil (ABIMED).

Sair da versão mobile