[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]
A Novartis recebeu a notificação oficial sobre a aprovação de preço para comercialização do medicamento tisagenlecleucel, primeira terapia com células CAR-T do Brasil, pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED). A publicação no site deve acontecer em breve.
Com isso, o produto, que obteve aprovação regulatória da Anvisa em fevereiro, está disponível para comercialização. Lenio Alvarenga, diretor médico de Innovative Medicines da Novartis Brasil, comenta que está muito feliz por fazer parte de um momento que a ciência vem buscando há décadas.
O medicamento é uma terapia imunocelular autóloga geneticamente modificada, indicada para o tratamento de pacientes pediátricos e até 25 anos com leucemia linfoblástica aguda de células B que é refratária, em recidiva pós-transplante, ou em uma segunda ou posterior recidiva. Também pode ser usado em pacientes adultos com linfoma difuso de grandes células B recidivado ou refratário após duas ou mais linhas de terapia sistêmica.
Tem aprovação em 30 países e já é utilizada há mais de cinco anos. Até o momento, mais de 6,9 mil pacientes já foram beneficiados mundialmente com o tratamento.
Veja também: Gilead é eleita farmacêutica com melhor reputação entre pacientes com doenças hepáticas