A farmacêutica Eli Lilly acabou de lançar um medicamento oral indicado para monoterapia ou em combinação com metotrexato (MTX) para o tratamento de pacientes adultos com artrite reumatoide ativa moderada a grave. O Olumiant (Barcitinibe) deve ser usado por pessoas que tenham resposta inadequada ou intolerância a um ou mais antirreumáticos modificadores da doença.
O estudo do tratamento
Foram cinco anos e meio de estudos com mais de 3,5 mil pacientes em todo o mundo. Os resultados foram bastante significativos no combate à inflamação das articulações, retardo na progressão da doença e melhora rápida de sintomas como dor articular, fadiga e rigidez matinal.
A gerente médica de Imunologia da Lilly, Marcela Caselato, explica que o tratamento vem auxiliar os pacientes que ainda sofrem com os efeitos debilitantes da doença. “Acreditamos que, como uma terapia de última geração, Olumiant vai ajudar os pacientes brasileiros com artrite reumatoide a se sentirem melhor mais rapidamente”, analisa.
O medicamento, já aprovado em mais de 40 países, é sintético e deve ser usado oralmente todos os dias. Tem como objetivo inibir a proteína JAK, o que contribui para a diminuição da ativação do sistema de defesa, inflamação e as deformidades das articulações.
Dados da artrite reumatoide
Segundo dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), a artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica capaz de afetar diversas articulações do corpo e atinge cerca de 1% da população.
A causa ainda é desconhecida, mas se sabe que as mulheres sofrem duas vezes mais com ela do que os homens. A primeira aparição acontece, geralmente, entre os 30 e 40 anos, avançando conforme os anos passam.
Por ser autoimune, a doença faz com que o sistema imunológico, que defende o corpo de infecções, ataque o próprio organismo.
Alguns dos principais sintomas são dor, edema, calor e vermelhidão em qualquer articulação do corpo.
Veja também: Anvisa aprova medicamento biossimilar para doenças inflamatórias