A Prati-Donaduzzi possui uma política de valorização de talentos da indústria farmacêutica, com planos de carreiras e processos seletivos internos que proporcionam o crescimento profissional de seus 4,7 mil colaboradores. Só em 2021, até o momento, foram 220 recolocações profissionais internas, com evolução de cargos.
Oportunidades internas
A iniciativa tem resultados bastante positivos: 35% dos colaboradores trabalham há 10 anos na empresa e mais de mil colaboradores estão prestes a completar cinco anos de atuação. Diones Wolfart, diretor de Recursos Humanos, explica que em cada nova oportunidade é primeiramente olhado para os colaboradores, quando há possibilidade de recrutamento externo.
“O modelo de Gestão por Competências é usado como norteador para os processos seletivos e planos de carreira. Recursos como avaliação de desempenho, pesquisa de clima e coaching são aplicados com o intuito de avaliar se as pessoas estão nas funções certas de acordo com suas competências, o que resulta em um nível de motivação que gera desenvolvimento”, revela Wolfart.
Dicas para crescer
O analista de Gestão e Recrutamento, Airton Oliveira, traz cinco dicas para se destacar e evoluir no meio corporativo. Confira:
1 – Ser dono de sua própria carreira: muitas pessoas deixam nas mãos de seus líderes a responsabilidade de buscar cursos de aperfeiçoamento ou ser desafiado para aprender algo novo. “Para conseguir aquela sonhada promoção, é necessário que a pessoa esteja pronta, ao menos com as aptidões mínimas exigidas pela função”, afirma Airton.
2 – Ter metas e objetivos bem definidos: definir metas, objetivos e fazer planejamentos são importantes para direcionar esforços e buscar conhecimentos que serão úteis para o cargo.
3 – Trabalho em equipe: a empresa precisa de profissionais que consigam criar bons relacionamentos interpessoais para que os projetos possam ter maior eficiência e agilidade.
4 – Investir em capacitação profissional: sempre que possível, participe de workshop da área, meeting, congressos, para fazer network.
5 – Aposte na empresa: “Estar alinhado com as estratégias do setor e da empresa é um fator predominante em relação ao autodesenvolvimento. É necessário adotar uma postura flexível a mudanças, já que a empresa está em crescimento constante e as ações costumam ser rápidas. Ter interesse em contribuir com a equipe, vestir a camisa, dar apoio total para as decisões da empresa e colocar a mão na massa”, finaliza Airton.
Veja também: Em parceria com PUC-Campinas, EMS oferece curso de extensão em pesquisa clínica