Após mais de 160 dias, o Projeto de Lei (PL) 1559/2021, que estabelece o piso salarial dos farmacêuticos em R$ 6.500,00, com adicional de responsabilidade técnica correspondente a 10% e reajuste anual pelo INPC, acaba de ser aprovado na Comissão de Trabalho (Ctrab) da Câmara dos Deputados.
Leia: Drogaria Coutinho é primeira do Estado do RJ a ter robô BD Rowa
Na manhã desta quarta-feira (12/06), o deputado federal Airton Faleiro (PT/PA) apresentou seu relatório favorável ao projeto. Logo em seguida, os parlamentares presentes na Comissão aprovaram o PL. “Tudo que preveja a valorização dos profissionais de saúde deve receber uma atenção especial desta casa legislativa. Entendo que a instituição de um piso salarial para os farmacêuticos pode representar um importante fator na melhoria das condições de trabalho e, consequentemente, no atendimento à população”, frisou o deputado.
Para o presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter Jorge João, a aprovação do piso na Ctrab é uma vitória do Sistema CFF/CRFs, das demais entidades e de toda a categoria. “Esse é um direito legítimo de todos nós, farmacêuticos. Juntos, unidos por uma causa, fizemos a diferença. Agora, é preciso nos unir ainda mais para seguirmos nas próximas etapas”, destacou Walter.
Leia também: Anvisa inicia testes com nova versão do SNGPC
Com a aprovação também na Comissão de Saúde, o piso salarial passa agora para a Comissão de Administração e Serviço Público (CASP).
Fonte: CFF