A partir do dia 28 de setembro, começa a funcionar o sistema de logística reversa de medicamentos de uso humano vencidos ou sem uso conforme determinação do Decreto Federal nº 10.388/2020. Estão previstos 7,8 mil pontos de coleta nesta primeira fase, que cobre todas as capitais brasileiras e municípios com mais de 500 mil habitantes. São Paulo é uma exceção, pois já estão participando cidades a partir de 200 mil habitantes.
Os estabelecimentos estão sendo recrutados pelas entidades que compõem o Grupo de Acompanhamento de Performance (GAP), entre elas, Abrafarma, Abcfarma, Sincofarma SP e Febrafar. Desta última, já houve adesão de 80% das farmácias. No Estado do Rio de Janeiro, a Ascoferj também ajudou na captação de farmácias interessadas em participar.
Os custos serão divididos entre os três elos da cadeia farmacêutica. Para a farmácia, por exemplo, custará em torno de R$ 500 adquirir coletor, embalagens e lacres. Mas a logística ainda não é para todas. Por essa e outras dúvidas, a Revista da Farmácia vai promover uma imersão no tema durante o mês de setembro com lives no Instagram e artigos no portal. Além disso, o É de Farmácia também vai trazer um programa exclusivo sobre o assunto. Ambos, Revista da Farmácia e É de Farmácia, são uma iniciativa da Ascoferj, associação de farmácias do Estado do Rio de Janeiro. Confira a programação completa.
É de Farmácia
O primeiro conteúdo vai ao ar nesta terça-feira, dia 7, com a entrevista de Valdomiro Rodrigues, consultor da Febrafar em diversos temas, incluindo a logística reversa de medicamentos.
Revista da Farmácia
A partir de quinta-feira (9) começa a imersão sobre o assunto no portal e nas redes sociais da Revista da Farmácia. A cada quinta-feira de setembro, será publicada uma entrevista no portal e, à noite, a partir das 18h, os especialistas participarão de lives no Instagram para tirar dúvidas sobre os temas.
- No primeiro dia, Rafael Espinhel, presidente da Abcfarma, fala sobre o que as farmácias precisam saber sobre a logística reversa.
- Na semana seguinte, dia 16, é a vez de Ivan Coimbra, presidente da Abradilan, falar sobre a participação da distribuição nesse processo.
- No dia 23, Fabrício Soler, professor e advogado especialista em Direito Ambiental, Resíduos e Sustentabilidade, conversa sobre a participação da indústria.
- Finalizando, no dia 30, Diego Senechal, gerente de Projetos de Logística do Grupo DPSP, explica como vem sendo a experiência da Drogarias Pacheco e da Drogaria São Paulo, que já possuem pontos de descarte de acordo com o Decreto 10.388.
Inscreva-se no canal da Ascoferj no YouTube e siga a Revista da Farmácia no Instagram para não perder nada.
Veja também: Chega ao fim fase 1 da implementação do sistema de logística reversa de medicamentos