Revista da Farmácia promove imersão sobre logística reversa de medicamentos vencidos

Imersão sobre logística reversa de medicamentos
Foto: iStock

A partir do dia 28 de setembro, começa a funcionar o sistema de logística reversa de medicamentos de uso humano vencidos ou sem uso conforme determinação do Decreto Federal nº 10.388/2020. Estão previstos 7,8 mil pontos de coleta nesta primeira fase, que cobre todas as capitais brasileiras e municípios com mais de 500 mil habitantes. São Paulo é uma exceção, pois já estão participando cidades a partir de 200 mil habitantes.

Os estabelecimentos estão sendo recrutados pelas entidades que compõem o Grupo de Acompanhamento de Performance (GAP), entre elas, Abrafarma, Abcfarma, Sincofarma SP e Febrafar. Desta última, já houve adesão de 80% das farmácias. No Estado do Rio de Janeiro, a Ascoferj também ajudou na captação de farmácias interessadas em participar.

Os custos serão divididos entre os três elos da cadeia farmacêutica. Para a farmácia, por exemplo, custará em torno de R$ 500 adquirir coletor, embalagens e lacres. Mas a logística ainda não é para todas. Por essa e outras dúvidas, a Revista da Farmácia vai promover uma imersão no tema durante o mês de setembro com lives no Instagram e artigos no portal. Além disso, o É de Farmácia também vai trazer um programa exclusivo sobre o assunto. Ambos, Revista da Farmácia e É de Farmácia, são uma iniciativa da Ascoferj, associação de farmácias do Estado do Rio de Janeiro. Confira a programação completa.

É de Farmácia

O primeiro conteúdo vai ao ar nesta terça-feira, dia 7, com a entrevista de Valdomiro Rodrigues, consultor da Febrafar em diversos temas, incluindo a logística reversa de medicamentos.

Revista da Farmácia

A partir de quinta-feira (9) começa a imersão sobre o assunto no portal e nas redes sociais da Revista da Farmácia. A cada quinta-feira de setembro, será publicada uma entrevista no portal e, à noite, a partir das 18h, os especialistas participarão de lives no Instagram para tirar dúvidas sobre os temas.

  • No primeiro dia, Rafael Espinhel, presidente da Abcfarma, fala sobre o que as farmácias precisam saber sobre a logística reversa.
  • Na semana seguinte, dia 16, é a vez de Ivan Coimbra, presidente da Abradilan, falar sobre a participação da distribuição nesse processo.
  • No dia 23, Fabrício Soler, professor e advogado especialista em Direito Ambiental, Resíduos e Sustentabilidade, conversa sobre a participação da indústria.
  • Finalizando, no dia 30, Diego Senechal, gerente de Projetos de Logística do Grupo DPSP, explica como vem sendo a experiência da Drogarias Pacheco e da Drogaria São Paulo, que já possuem pontos de descarte de acordo com o Decreto 10.388.
Entrevistados

Inscreva-se no canal da Ascoferj no YouTube e siga a Revista da Farmácia no Instagram para não perder nada.

Veja também: Chega ao fim fase 1 da implementação do sistema de logística reversa de medicamentos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Notícias Canal Farma

Receba notícias, conteúdos e vídeos do YouTube sobre o setor farmacêutico com nosso canal no Telegram.

Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

loading...

Receba as principais notícias direto no celular

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia