Entre julho de 2019 e junho de 2020, o mercado farma brasileiro, representado por redes de farmácias, grupos associativistas, franquias e farmácias independentes teve um faturamento de R$ 118 bilhões, 11% a mais do que o ano anterior. Desse total, a Associação Brasileira das Redes Associativistas de Farmácias e Drogarias (ABRAFAD) contribuiu com 13%, totalizando R$ 1,8 bilhão de faturamento, como mostram dados da IQVIA.
Crescimento da ABRAFAD em números
Em unidades, no mesmo período, o mercado farma teve um crescimento de 7,5%, sendo alavancado por associações, franquias e farmácias independentes. A ABRAFAD registrou vendas de 109 milhões de unidades, o equivalente a 14,6%. No ano anterior, o aumento foi de 10,6%.
Com nove grupos associados, a Associação representa 1,5% do mercado financeiro global e 2% em unidades, destacando-se nas regiões Sudeste e Nordeste. No primeiro semestre de 2020, as redes da ABRAFAD registraram vendas de R$ 943 milhões. No primeiro trimestre (janeiro a março), as vendas foram de R$ 464 milhões, enquanto no segundo somaram R$ 479 milhões.
Evolução da Associação
O diretor-executivo da ABRAFAD, Nilson Ribeiro, revela que as associações e franquias têm demonstrado evolução nos últimos anos, inclusive acima das redes e farmácias independentes: “Isso mostra que a organização do varejo independente em grupos corporativos, unindo forças para se tornarem mais competitivos e investirem em modelos de gestão eficientes, fundamentados em treinamento, ferramentas, indicadores de performance, relacionamento com fornecedores e foco no consumidor, faz muita diferença”.
Metas para futuro
Até o fim do primeiro semestre, a ABRAFAD reunia 1,9 mil pontos de venda em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco, Ceará, Pará, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Acre e Santa Catarina. A meta é chegar a três mil PDVs associados até o fim do ano. Para isso, a diretoria busca redes associativistas com mais de 25 lojas no País. “Estamos também fechando mais parcerias com as indústrias, distribuidores e prestadores de serviço para fomentarmos ainda mais negócios para nossas redes”, finaliza Ribeiro.
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