ABRAFAD cresce 13% e fatura R$ 1,8 bilhão em 12 meses

ABRAFAD tem crescimento de 13% no último ano
Foto: freepik

Entre julho de 2019 e junho de 2020, o mercado farma brasileiro, representado por redes de farmácias, grupos associativistas, franquias e farmácias independentes teve um faturamento de R$ 118 bilhões, 11% a mais do que o ano anterior. Desse total, a Associação Brasileira das Redes Associativistas de Farmácias e Drogarias (ABRAFAD) contribuiu com 13%, totalizando R$ 1,8 bilhão de faturamento, como mostram dados da IQVIA.

Crescimento da ABRAFAD em números

Em unidades, no mesmo período, o mercado farma teve um crescimento de 7,5%, sendo alavancado por associações, franquias e farmácias independentes. A ABRAFAD registrou vendas de 109 milhões de unidades, o equivalente a 14,6%. No ano anterior, o aumento foi de 10,6%.

Com nove grupos associados, a Associação representa 1,5% do mercado financeiro global e 2% em unidades, destacando-se nas regiões Sudeste e Nordeste. No primeiro semestre de 2020, as redes da ABRAFAD registraram vendas de R$ 943 milhões. No primeiro trimestre (janeiro a março), as vendas foram de R$ 464 milhões, enquanto no segundo somaram R$ 479 milhões.

Evolução da Associação

O diretor-executivo da ABRAFAD, Nilson Ribeiro, revela que as associações e franquias têm demonstrado evolução nos últimos anos, inclusive acima das redes e farmácias independentes: “Isso mostra que a organização do varejo independente em grupos corporativos, unindo forças para se tornarem mais competitivos e investirem em modelos de gestão eficientes, fundamentados em treinamento, ferramentas, indicadores de performance, relacionamento com fornecedores e foco no consumidor, faz muita diferença”.

Metas para futuro

Até o fim do primeiro semestre, a ABRAFAD reunia 1,9 mil pontos de venda em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Pernambuco, Ceará, Pará, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Acre e Santa Catarina. A meta é chegar a três mil PDVs associados até o fim do ano. Para isso, a diretoria busca redes associativistas com mais de 25 lojas no País. “Estamos também fechando mais parcerias com as indústrias, distribuidores e prestadores de serviço para fomentarmos ainda mais negócios para nossas redes”, finaliza Ribeiro.

Veja também: Mudança de hábitos: 38% das pessoas que compram online nas farmácias passaram a fazê-lo após a pandemia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email

Notícias Canal Farma

Receba notícias, conteúdos e vídeos do YouTube sobre o setor farmacêutico com nosso canal no Telegram.

Millenium distribuidora referência no mercado pharma Espírito Santo e Rio de Janeiro

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba nossa Newsletter

Para notícias e ofertas exclusivas, digite seu e-mail abaixo.

loading...

Receba as principais notícias direto no celular

Mais lidas

Vídeo - É de Farmácia