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Um estudo apresentado pela IQVIA mostra que a demanda de todos os produtos vendidos nas farmácias brasileiras totalizou 7,5 bilhões em unidades e R$ 178,4 bilhões nos últimos 12 meses terminados em setembro de 2022.
Desse total, os medicamentos correspondem a 67%, sendo 52% medicamentos de prescrição (RX) e 15% medicamentos isentos de prescrição (MIPs). Os não medicamentos correspondem a 33%.
Movimentação financeira
Na análise por modelos de gestão de farmácias, nota-se o forte avanço do associativismo e das franquias em todas as regiões do Brasil do ponto de vista do dinheiro movimentado. Confira abaixo.
REGIÃO | TOTAL | ABRAFARMA | OUTRAS REDES | FEBRAFAR | OUTRAS ASSOC./FRANQUIAS | INDEPENDENTES |
SUDESTE | 15,1% | 15,5% | 6,1% | 19,7% | 19,6% | 16% |
NORDESTE | 15,2% | 12,7% | 17,5% | 19% | 16,9% | 15,3% |
SUL | 16,3% | 18,7% | 13,3% | 16,3% | 18,8% | 12,6% |
CENTRO-OESTE | 14,8% | 19% | 2,8% | 21,9% | 20,4% | 11,8% |
NORTE | 15,3% | 10% | 25,3% | 28,6% | 20,9% | 12% |
BRASIL | 15,3% | 15,5% | 9,6% | 19,6% | 19% | 14,5% |
Apesar desse avanço, as grandes redes ainda dominam a maior parte do mercado. As associadas da Abrafarma representam 43,3% do mercado, o equivalente a R$ 77,3 bilhões. Em segundo lugar, aparecem as farmácias independentes, com 23,4% e R$ 41,8 bilhões; seguida pelas farmácias da Febrafar, com 13,7% do total e R$ 24,4 bilhões; outras redes, com 12% e R$ 21,4 bilhões; e, por fim, outras redes associativistas e franquias, com 7,5% do total e R$ 13,4 bilhões.
Abertura e encerramento de lojas
No período estudado, o varejo farmacêutico brasileiro teve 18.384 aberturas de lojas. As consideradas maduras eram 72.128, enquanto 4.550 foram fechadas. No conjunto da Abrafarma, surgiram 1.447 novas unidades, com 7.974 maduras e 202 fechadas.
Outras redes somaram, ao todo, 1.047 novas unidades, com 4.082 maduras e 455 encerramentos. Em relação às farmácias da Febrafar, foram 1.983 aberturas e 11.053 maduras, com apenas 50 fechamentos.
Outras associativistas/franquias tiveram 1.152 aberturas, 7.153 lojas maduras e 109 encerramentos. Por fim, foram abertas 12.755 lojas independentes, com 41.866 consideradas maduras. Ao todo, 3.734 foram encerradas.
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