IQVIA divulga panorama do mercado farma

Relatório da IQVIA sobre mercado farma em setembro
Foto: Adobe Stock
Publicidade

[responsivevoice_button voice=”Brazilian Portuguese Female” rate=”1.0″ buttontext=”Escutar o artigo”]

Um estudo apresentado pela IQVIA mostra que a demanda de todos os produtos vendidos nas farmácias brasileiras totalizou 7,5 bilhões em unidades e R$ 178,4 bilhões nos últimos 12 meses terminados em setembro de 2022.

Desse total, os medicamentos correspondem a 67%, sendo 52% medicamentos de prescrição (RX) e 15% medicamentos isentos de prescrição (MIPs). Os não medicamentos correspondem a 33%.

Movimentação financeira

Na análise por modelos de gestão de farmácias, nota-se o forte avanço do associativismo e das franquias em todas as regiões do Brasil do ponto de vista do dinheiro movimentado. Confira abaixo.

REGIÃO

TOTAL

ABRAFARMA

OUTRAS REDES

FEBRAFAR

OUTRAS ASSOC./FRANQUIAS

INDEPENDENTES

SUDESTE

15,1%

15,5%

6,1%

19,7%

19,6%

16%

NORDESTE

15,2%

12,7%

17,5%

19%

16,9%

15,3%

SUL

16,3%

18,7%

13,3%

16,3%

18,8%

12,6%

CENTRO-OESTE

14,8%

19%

2,8%

21,9%

20,4%

11,8%

NORTE

15,3%

10%

25,3%

28,6%

20,9%

12%

BRASIL

15,3%

15,5%

9,6%

19,6%

19%

14,5%

 

Apesar desse avanço, as grandes redes ainda dominam a maior parte do mercado. As associadas da Abrafarma representam 43,3% do mercado, o equivalente a R$ 77,3 bilhões. Em segundo lugar, aparecem as farmácias independentes, com 23,4% e R$ 41,8 bilhões; seguida pelas farmácias da Febrafar, com 13,7% do total e R$ 24,4 bilhões; outras redes, com 12% e R$ 21,4 bilhões; e, por fim, outras redes associativistas e franquias, com 7,5% do total e R$ 13,4 bilhões.

Abertura e encerramento de lojas

No período estudado, o varejo farmacêutico brasileiro teve 18.384 aberturas de lojas. As consideradas maduras eram 72.128, enquanto 4.550 foram fechadas. No conjunto da Abrafarma, surgiram 1.447 novas unidades, com 7.974 maduras e 202 fechadas.

Outras redes somaram, ao todo, 1.047 novas unidades, com 4.082 maduras e 455 encerramentos. Em relação às farmácias da Febrafar, foram 1.983 aberturas e 11.053 maduras, com apenas 50 fechamentos.

Outras associativistas/franquias tiveram 1.152 aberturas, 7.153 lojas maduras e 109 encerramentos. Por fim, foram abertas 12.755 lojas independentes, com 41.866 consideradas maduras. Ao todo, 3.734 foram encerradas.

Veja também: Grupo Panvel tem forte crescimento no terceiro trimestre

Foto de Raphaela Quintans

Raphaela Quintans

Raphaela Quintans é jornalista. Atua desenvolvendo conteúdos para o portal Revista da Farmácia e redes sociais.
Compartilhe

Receba as principais notícias direto no seu celular

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Veja também

De acordo com a Close-Up International, farmácias independentes têm mais presença em cidades com até 20 mil habitantes.
Levantamento da Pesquisa IPC Maps também mostra que, nos últimos dois anos, mais de quatro mil farmácias foram abertas no Brasil.
De acordo com a IQVIA, o varejo farmacêutico no Brasil cresceu 11% em 2024. O operador logístico também mantém esse ritmo de crescimento.
Mudanças climáticas estão impondo novos desafios ao setor da cadeia de frio e a empresas do segmento, como o Grupo Polar.
Levantamento mostra que o faturamento médio dos estabelecimentos do Sudeste varia entre R$ 64 mil e R$ 92 mil.
De acordo com a Kantar, o antitranspirante está presente em 95% dos domicílios do país, e a população utiliza, em média, 13 unidades por ano.
Não existem mais matérias para exibir.
Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, vamos assumir que você está feliz com isso.
Pular para o conteúdo