O Xtandi (enzalutamida), medicamento produzido pela Astellas Farma para o tratamento de homens com câncer de próstata em estágio avançado, entrou na lista dos Top 20 medicamentos mais vendidos mundialmente em 2020, publicado pela FiercePharma. O produto é aprovado em 115 países e, em 60 deles, é utilizado para os três tipos de câncer de próstata (CPRCm, CPRnm e CPSCm) e já foi prescrito para mais de 600 mil pacientes.
Para Roberto Soler, diretor médico da Astellas no Brasil, isso representa um grande avanço para os pacientes: “O Xtandi é o medicamento da classe de novas terapias hormonais com maior base de estudos clínicos e o medicamento com mais aprovações de uso em câncer de próstata no Brasil”.
O tratamento é resultado de mais de uma década de pesquisas clínicas globais e reflexo da busca por trazer qualidade de vida ao paciente com câncer de próstata. Ele inibe o receptor de andrógeno em pacientes que têm a doença resistente à castração metastático (CPRCm), não metastático (CPRCnm) e sensível à castração metastático (CPSCm).
Veja também: Índice de perdas no varejo cai para 1,33% com pandemia